TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro “A geração superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros”

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  2.039 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Tocantins- UFT

Campos de Palmas

Curso de Administração

Resenha do livro “A geração superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros

        

Palmas- TO

2015

[pic 2]

Universidade Federal do Tocantins- UFT

Campos de Palmas

Curso de Administração

Resenha do livro “A geração superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros 

Trabalho desenvolvido à matéria de Leitura e Produção de Texto.

Palmas- TO

2015


Carr, N. A geração superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Trad. M.G.F. Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

Nicholas G. Carr nasceu em 1959, é um escritor americano que publicou livros e artigos sobre tecnologias, negócios e cultura. Ele é o autor do novo livro aclamado The Glass Cage:. Automation and Us, que examina as conseqüências pessoais e sociais de nossa dependência cada vez maior em computadores. Seu trabalho anterior, A geração superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros, foi um dos finalistas para o Prêmio Pulitzer e um bestseller do New York Times. 

A obra “A geração superficial – O que a internet está fazendo com nossos cérebros” trata-se de um livro que nos alerta de como nosso cérebro está mudando devido ao uso excessivo da internet e de como a nossa capacidade de concentração e contemplação está se transformando. Com o avanço da tecnologia, para as pessoas a leitura impressa está perdendo seu espaço, mais pessoas preferem ler artigos, livros e outros mais pela internet, mas quando estamos online, entramos em um ambiente que pode promover uma leitura bastante descuidada.

Nos seis primeiros capítulos são discutidos os assuntos relacionados à memória e ao cérebro. A concentração das pessoas já não é mais a mesma, se perdendo com uma maior facilidade, e a mente está o tempo todo esperando uma nova informação do modo como a net a distribui: num fluxo de partículas em movimento veloz.

Já nos próximos capítulos, é apresentadas informações acerca de pesquisas sobre o cérebro, memória, o excesso de informações, a web e a tecnologia dos hipertextos. Nicholas Carr cita em seu livro que “Dúzias de estudos de psicólogos, neurobiólogos, educadores e web designers indicam a mesma conclusão: quando estamos on-line, entramos em um ambiente que promove a leitura descuidada, o pensamento apressado e distraído e o aprendizado superficial. É possível pensar profundamente enquanto se surfa na net, assim como é possível pensar superficialmente enquanto se lê um livro, mas não é o tipo de pensamento que a tecnologia encoraja e recompensa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (136.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com