TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro quem mexeu no meu queijo

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 2

SENAI FATEC

Curso Técnico em Administração

Disciplina: Fundamentos da Administração

Instrutora: Fátima Peixoto

Alunos: Anna Carolina Loiola, Angélica Nascimento, Gabriel Tadeu, Guilherme Kosiniuk, Jamaica, Keyla, Leonardo, Luan e Melissa.

 

LIVRO “QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO”

“Quem mexeu no meu queijo”, foi escrito por Spencer Johnson no ano de 1998. É uma fábula que retrata a vida, suas mudanças e os objetivos que muitos buscam, que no caso é o queijo. O labirinto é o mundo real, representa o local onde ocorreram as eternas buscas pelos seus objetivos. Seja na família, relacionamentos pessoais, no emprego, etc. sujeitas a mudanças inesperadas.

O autor utiliza-se de quatro personagens, dois ratos (Fungadela e Correria) e dois doentes (Pigarro e Gaguinho) que mostram as diversas características do ser humano, das mais simples até as mais complexas.  Algumas pessoas são mais parecidas com Fungadela que percebe rápido as mudanças ou são mais proativas como Correria. Outros humanos se parecem mais com Pigarro que não aceita as mudanças ou como Gaguinho que se adapta rapidamente a realidade.

Na história os quatros personagens acordam cedo para ir em busca de queijo. Os ratos seguiam seus instintos no método de tentativa e erro, já os duendes seguiam a lógica com suas mentes complexas. Após muitas tentativas todos encontraram o posto Q de queijo onde havia o queijo que cada um procurava, e assim mantiveram a mesma rotina indo pra estação.

Os ratos acordavam cedo e antes de comer seu queijo davam voltas pelo posto verificando se algo havia mudado já os duendes acordavam cada vez mais tarde não se preocupando com o acontecia em volta.

Após algum tempo Fungadela e Correria descobriram que o queijo havia sumido, eles não ficaram surpresos uma vez que supervisionavam o posto constantemente. Já Pigarro e Gaguinho se surpreenderam em não encontrar o queijo, ficaram parados sem saber o que fazer pigarro ficou furioso e gaguinho sem reação. Depois de um tempo Gaguinho decidiu que deveriam ir à procura de novo queijo, mas Pigarro quis ficar na esperança que o queijo voltasse.

Gaguinho se aventurou no labirinto sozinho descobrindo o que a mudança podia lhe trazer de bom. Cada vez que penetrava mais no labirinto descobria que seus olhos estavam fechados pelo comodismo e que o medo impossibilitava-o de seguir em frente, achando assim as respostas para se adaptar e melhorar com todas as mudanças que a vida oferece.  

Após essa jornada pelo labirinto ele acha uma nova estação de queijo (N), mas dessa vez saboreou o queijo de forma diferente sabendo perceber e se modificar junto com as mudanças, assim como os ratinhos que já estavam na nova estação.

O grupo conclui que o livro retrata uma lição de vida simples, mas muito esquecida, que devemos permanecer sempre atentos às mudanças, pois a vida é feita delas. Adaptar-nos e não deixar o medo e o comodismo do que parece seguro fechar nossos olhos, e assim encontrar um novo e suculento “queijo” sempre que necessário.

Referências bibliográficas:

  • Livro Quem mexeu no meu queijo, autor Spencer Johnson.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com