TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Quem Mexeu no meu Queijo

Por:   •  22/8/2015  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE  ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

                         

                          TATIANE MENDES S. DE SOUZA  RA: 7250599578 4º SEMESTRE

RESENHA SOBRE O LIVRO: Quem mexeu no meu queijo ?

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SANTA BÁRBARA

2015

O livro “Quem mexeu no meu queijo” é uma parábola do autor Spencer Johnson, M.D. que nos fala sobre os desafios e mudanças que todos nós encaramos em nosso cotidiano.

A história conta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois homenzinhos, Hem e Haw.

O livro é dividido em três partes. A primeira é um tipo de introdução “a Reunião”, quando alguns amigos de escola resolvem se reencontrar depois de anos e conversar sobre suas vidas pessoais e profissionais, um dos amigos resolve contar a história dos ratinhos e os homenzinhos.

Já na segunda parte é a parábola que conta toda a rotina vivida pelos quatro personagens, os dois ratinhos e os dois homenzinhos, que todos os dias percorriam um labirinto em busca de queijo, que se encontrava em um determinado posto. Os ratinhos eram determinados, acordavam todos os dias cedo e corriam em busca de queijo, os homenzinhos não eram diferentes também  acordavam cedo e iam em busca do seu próprio queijo. Mas os ratinhos sabiam que  aquele queijo um dia iria acabar, já os homenzinhos a cada dia que se passava não se preocupavam com a hipótese de que aquele queijo viera a acabar, se acomodaram e confiaram e tinham a certeza  de que tudo continuaria igual a todos os dia.

Os homenzinhos criaram um vínculo social em torno do queijo. Durante isso a empáfia toma de conta e os deixam cegos para as mudanças ao seu redor, os ratos permaneceram atentos a tudo que acontecera ao seu redor.

Enquanto os homenzinhos se perguntavam o porquê  do seu queijo não estar no mesmo lugar, e ficavam reclamando da injustiça, os ratos simplesmente fizeram ao contrário  mudaram-se  de local em busca de novos queijos, novos lugares e novos desafios.

Haw por sua vez percebeu que ficar se lamentando não iria resolver de nada, então decidiu enfrentar seus medos. Em cada lugar que eles passavam no labirinto  Haw escrevia frases de motivação para Hem caso um dia Hem decidisse sair de sua zona de conforto e acomodação e resolver enfrentar as mudanças e lutar contra seus medos.

Mas isso acaba acontecendo em nossas vidas também, e é sempre assim corremos atrás de nossos objetivos e acabamos agindo como os ratinhos enxergando o que o futuro pode nos reservar, e também  muitas vezes acabamos sendo iguais aos homenzinhos nos acomodando, confiando que nada irá mudar.

Contudo  devemos ser iguais a um dos ratinhos e a Haw, perceber a hora de mudar e sair da zona de conforto e começarmos percorrer novos caminhos, sem medo de dar novos passos pelo desconhecido.

Devemos ter cuidado e cautela para que não aconteça conosco o que acabou acontecendo com Hem, que ficou sozinho em um posto e sem queijo tudo pelo simples fato de não enfrentar o medo de buscar novos caminhos, sejam eles na vida pessoal ou profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com