TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Quem Mexeu No Meu Queijo

Por:   •  1/6/2020  •  Resenha  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

                                                  Resenha

Nome: Luan França Fernandes.

Curso: Administração.

Faculdade: Centro Universitário Uniopet.  Curitiba/PR

Data de entrega:  14/04/2020.

‘’ Quem mexeu no meu queijo? ‘’ de Spencer Johnson e tradução de Maria Claudia de Blase.

Síntese da obra.

       O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry e dois "duendezinhos", Hem e Haw, todos eles com o mesmo objetivo ‘’achar o queijo’’ porem com comportamentos diferentes. Hem e Haw por serem humanos possuíam mentes mais complexas, já os ratinhos Sniff e Scurry, que não tem mentes tão complexas quanto os duendezinhos, porém ambos tinham comportamentos diferentes.

O livro é dividido em três partes: começa em uma reunião em Chicago, A história e por fim o debate.

Reunião:

  A história começa em um bate papo de antigos colegas de turma, eles estavam contando sobre o que estava acontecendo na vida deles e estavam questionando sobre a dificuldade em seus empregos e na vida pessoal. Até que Michael resolver contar que após ter lido uma história engraçada a vida dele começou a mudar.

 Os antigos colegas questionaram qual história o Michael tinha visto, e ele falou que o nome da história era ‘’quem mexeu no meu queijo?’’, os colegas ficaram curiosos para saber do que se tratava o livro e pediram para Michael contar. Então Michael sem pensar duas vezes começou a contar a história.

História:

  Sniff e Scurry eram dois ratinhos quem procuravam queijo em um labirinto, cada um tinha uma habilidade diferente, Sniff sentia o cheiro do queijo e apontava a direção enquanto o Scurry iá na frente a procura do queijo. No mesmo labirinto viviam dois ‘’duendizinhos’’ Hem e Haw que tinha os mesmos objetivos que era procurar o queijo, viviam correndo no labirinto atrás do queijo, os quatro personagens utilizavam sapatos de corrida.

  Um belo dia Hem e Haw acharam um local no labirinto onde havia bastante queijo, e achavam que era o necessário para não precisarem mais procurar o queijo, com isso acabaram se acomodando e ao passar dos dias não corriam mais até o queijo e sim caminhavam, e estavam se tornando arrogantes. Os ratinhos também acharam esse mesmo lugar, más ao contrario dos duendezinhos Sniff e Scurry continuaram a acordar cedo e ir correndo ao mesmo local mesmo com o queijo estando no mesmo lugar sempre.

  Com o passar do tempo o queijo foi se acabando e no dia que enfim acabou, Hem e Haw ficaram desesperados e confusos, queriam que o queijo durasse para sempre já o Sniff e Scurry, quando viram o lugar vazio, simplesmente foram atrás de um novo lugar.

  Hem e Haw ficaram se lamentando pela perda do queijo durante alguns dias, até que Haw decidiu procurar em um novo lugar ‘’um novo queijo’’ ele tentou convencer seu amigo de ir junto mais Hem não topou em ir.

  Ao longo do caminho Haw percebeu que ficar se lamentando só ia piorar a situação então se animou e começou ir a procura com mais vigor. E sempre no caminho deixava mensagens escritas na parede com a esperança de caso seu amigo um dia decidisse procurar também o ‘’novo queijo’’.

  Enquanto isso os ratinhos já tinham se adiantado e tinham encontrado um novo local, com bastante queijo que por sinal ficaram espantados com a quantidade de queijo que jamais tinham vistos. O mesmo local que depois de muita luta, sacrifício e passando por seus medos Haw achou. Ao chegar lá viu os ratinhos gordos e queijos que nunca tinha visto e nem provado antes, depois de comer, começou a refletir novamente, primeiramente seu intuito foi querer chamar o seu amigo Hem, para o local cheio de queijo para compartilhar com ele, porém achou melhor achou melhor que ele mesmo fizesse o seu próprio caminho e também refletisse para também conseguisse chegar no local.

  Haw ao longo do caminho percebeu que só encontrava pequenos pedaços de queijo e que estava demorando muito para achar o maior queijo, com isso ele percebeu que além de encontrar o queijo desejado é importante também a procura dele.

 Com essa reflexão ele começou a mudar sua ideia, sendo mais cauteloso, mesmo tendo muito queijo, continuou atrás de novos lugares, e sempre cuidando do queijo que ele já tinha, percebendo que ele não poderia se acomodar com o que ele tinha, nunca desistir  e sempre enfrentar os seus obstáculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com