TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre livro Aprisionado pelos ponteiros de um relógio: o caso de um transtorno mental desencadeado no trabalho

Por:   •  25/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 2

A obra refere-se ao mundo do trabalho, Maria Elizabeth Antunes Lima, Ada Ávila Assunção e João Manuel Saveia Daniel Francisco discutem a história do trabalhador Carlos, mostrando como uma organização de trabalho pode influenciar na saúde mental das pessoas.

O texto traz o caso de Carlos, que por consequência de um trabalho de porteiro noturno exaustivo e com inúmeras regras desnecessárias implantadas por um zelador de um condomínio, adquiriu uma patologia psicológica. Para que fosse concluído seu diagnóstico foi necessário que ele frequentasse o consultório em várias consultas psicológicas.

O estudo mostra alguns relatos de Carlos durante as entrevistas, para que seja possível entender seu caso. Nas consultas era feito o resgate da história dele, o que é de suma importância para a compreensão de suas atitudes, seu comportamento, e compreender qual a doença que estava lhe acometendo.

Carlos nasceu e cresceu em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e fazia parte de uma família rígida e conservadora, mas esse não foi o motivo que trouxe os transtornos ao paciente, pois sua convivência e suas lembranças em relação a eles eram positivas, lembrando sempre os valores e ensinamentos de vida que lhe passavam, por exemplo seu pai que sempre lhe incentivou a ser um homem honesto e trabalhador.

Carlos começou a trabalhar cedo auxiliando no trabalho rural e possuía pouco tempo para estudar. Passou por vários empregos antes de ir para Belo horizonte, até abrir seu próprio negócio, que acabou tendo que fechar, devido à falta de dinheiro para pagar suas contas. No seu último emprego começou a ter problemas psicológicos.

Os transtornos mentais são determinados por alterações no desempenho e comportamento social, familiar, pessoal, profissional, na forma como enfrenta os problemas do cotidiano, e em vários outros setores da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (1993) apud Kamimura (2012), esses transtornos são entendidos como um conjunto de comportamentos considerados típicos para certos quadros clínicos, como por exemplo, o estresse ocupacional e os distúrbios de sono.

Os transtornos psicológicos estão se tornando comuns hoje em dia, pois existe uma carga psicológica enorme exigida pelos profissionais, impedindo-os de terem uma vida saudável. De acordo com Marques e Moraes (2004) apud Kamimura (2012) as pressões geradas pelas transformações que vem ocorrendo nos dias atuais tem tornado os trabalhadores mais vulneráveis as doenças psicossomáticas e orgânicas. Por esse motivo é de extrema importância que haja o desenvolvimento de projetos que visem a saúde dos indivíduos e de medidas de segurança adotados pelas organizações.

Para que se tenha um controle sobre as doenças ocupacionais, a legislação previdenciária brasileira as equiparou –as aos acidentes de trabalho, afirma Silva (2010) apud Kamimura (2012), e diz ainda que apesar de serem fenômenos diferentes no que se refere a sua ocorrência e a seu conceito médico, a legislação considera tudo como acidente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com