TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responda as questões propostas para a avaliação da aprendizagem

Por:   •  13/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Rita Lauane Alves Rodrigues

Responda as questões propostas para a avaliação da aprendizagem 

1 – Esclarecer o que denota o conceito de gestão pública.

Gestão Pública nada mais é que que a utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado a práticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.

A gestão pública é um termo que define um campo de conhecimento e/ou trabalho relacionados com organizações que tem como missão interesses públicos. Algumas das áreas que a gestão pública abrange são finanças públicas, políticas públicas e RH.

2 – Avaliar a utilidade de diferentes modalidades de planejamento na gestão de processos de trabalho identificados na administração de universidades públicas. Sua resposta deve descrever as modalidades de planejamento que forem citadas.

A esfera pública utiliza alguns instrumentos para controle da gestão a saber:

- Plano Plurianual (PPA): é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com foco em cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas, ou seja, contem projetos das atividades que o governo pretende realizar em determinado período, ordena as ações a serem implementadas e visa a consecução desses objetivos e metas a serem atingidas em torno dos quatro anos.

- Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): estabelece metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte, orienta a elaboração do orçamento, dispõe sobre alteração na legislação tributária, estabelece a política de aplicação das agencias financeiras de fomento. Um exemplo de agência de fomento na educação é a CAPES.

- Lei Orçamentária Anual (LOA): define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA é o que disciplina todas as ações do Governo Federal. As esferas desse orçamento são: fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas estatais.

Portanto, a PPA tem o objetivo de planejar, a LDO priorizar e a LOA de quantificar e alocar estes recursos. Sendo que, quando estas esferas trabalham em conjunto, é possível ter um ótimo orçamento para a esfera pública.

3 – Comentar criticamente a afirmação: “A boa gestão de uma política pública demanda planejamento e monitoramento das ações previstas em sua implementação”.

A implementação de uma política pública demanda de aplicação de transformação de intenções políticas em ações concretas onde funções como coordenação de ações são postas a provas. Também é preciso avaliar se existe recurso e tempo para colocar em pratica as ações, sendo que fatores são influenciadores ao processo de planejamento de política e nenhum modelo serve a todas as políticas e nem a todas as circunstancias e organizações.

 4 – Por meio de um exemplo baseado em seu campo de atuação profissional, identificar os instrumentos mais utilizados para monitorar e avaliar resultados de uma política governamental específica posta em prática nas universidades públicas federais ou estaduais.

No momento não atuo profissionalmente em nenhuma área, porém, como exemplo posso citar uma experiência vivenciada na Universidade a qual estudei.

Na Universidade de Brasília são ofertadas todo semestre, determinadas quantidades de vagas de moradia estudantil. Estas vagas são destinadas a alunos carentes que moram fora da cidade onde estudam. A moradia é ofertada dentro do principal campus da Universidade de Brasília.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com