TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados da Padronização

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

DADOS GERAIS

Disciplina

Organização e Gerenciamento

Professor

Sergio Leusin

Aluno

Márcio Augusto Pessoa Azevedo

Turma

Telefone

e-mail

map_azevedo@yahoo.com.br

ANÁLISE DO TEXTO

Título do Texto

Resultados da Padronização

Autor (es)

Vicente Falconi Campos

PALAVRAS-CHAVES DO TEXTO (NO MÁXIMO 4 PALAVRAS)

Padronização

Decisão

Resultado

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO

O texto traz uma seqüência do que pode se esperar de resultado de um sistema de padronização.as vantagens proporcionadas pela implantação e efeitos a se esperar dentro de cada setor de atividade da empresa.

ENQUADRAMENTO TEÓRICO DAS IDÉIAS DO AUTOR

O autor procura mostrar o que pode se esperar como resultado da padronização avaliando distintamente cada setor com os resultados gerais do processo e as partes voltadas às atividades administrativas, atividades de vendas, área técnica, área de produção, área de manutenção de equipamentos e do setor de suprimentos.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA OBRA

De qualquer trabalho que realizamos, esperamos um resultado. Às vezes previsível, às vezes não. Na implantação da padronização não poderia ser diferente. Esperamos facilidade no processo, maior satisfação dos clientes, maior lucro e aumento da qualidade. Porém, a padronização gera resultados por muitas vezes, ou por falta de experiência, por não enxergarmos resultados a médio e longo prazo passam desapercebidas.

Dentre os resultados gerais da padronização, CAMPOS avalia a Padronização como meio de transmissão de informações, uma vez que ela viabiliza a transferência de tecnologia; viabiliza a informação dos clientes por meio das especificações, catálogos, etc; viabiliza a transmissão de informações; viabiliza a educação e o treinamento como forma de levar aos níveis inferiores da hierarquia as informações necessárias ao desempenho de suas funções; promove a melhoria do moral. Além disso, o sistema de padronização permite registrar a técnica pessoa como técnica da empresa. Permite a melhoria e garantia da confiabilidade; a eliminação de dificuldades; a prevenção da ocorrência de problemas e o estabelecimento de procedimentos padrão de operação. Ainda dentro de uma analise geral dos resultados da padronização é importante citar a manutenção e melhoria da produtividade e a contribuição social.

Dentro de uma avaliação de resultados nas atividades administrativas, concede a elementos de direção maior desprendimento para tratar de assuntos de maior importância, possibilitando diminuição de erros em decisões estratégicas. Facilita o planejamento e delimita o poder e as responsabilidades e favorece a condução de programas de educação e treinamento de forma específica e dirigida.

Na área técnica, CAMPOS destaca primeiramente uma melhoria do nível de engenharia e de projeto. Facilita o controle dos projetos e resultados da produção e possibilita o cumprimento de prazos.

Na área de produção, pode-se destacar a melhoria da capacitação técnica dos funcionários, a consolidação da segurança do trabalho permitindo a melhoria da produtividade e da qualidade. Permite a gestão da rotina, da qualidade e do custo de forma efetiva.

CONCLUSÕES

A padronização nos dá subsídios para que tenhamos uma base lógica na tomada de decisão e segurança para se tomar atitudes. Os resultados obtidos de um processo de padronização bem implantado e com o mínimo de erros vão além do que se espera para o futuro. Através dos resultados obtidos, a manutenção do padrão se torna mais simples devido a facilidade de monitoramento e avaliação destes resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com