TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Neuro - Psico Mackenzie

Por:   •  18/10/2016  •  Resenha  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 6

NEURO II – P1

COGNIÇÃO

O que é? – conhecimento; conjunto de habilidades que nos levam a ter consciência do mundo; habilidade de perceber estímulos, identificá-los e gerar uma resposta pra ele; cognição está envolvida em tudo o que o ser humano é capaz de realizar.

Psicologia cognitiva – trata do modo corno as pessoas percebem, aprendem recordam e pensam sobre a informação. Um psicólogo cognitivo pode estudar como elas percebem várias formas, o motivo pelo qual recordam alguns fatos mais esquecem outros, a maneira como aprendem a linguagem ou como raciocinam quando jogam xadrez ou resolvem os problemas cotidianos

                        - 2 conceitos chaves: o processamento de informações depende de representações internas e a representação mental sofre transformações

COGNIÇÃO: As pessoas pensam → PSICOLOGIA COGNITIVA: Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam → ESTUDANTES DE PSICOLOGIA COGNITIVA: As pessoas pensam sobre a maneira como os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam.

ATENÇÃO

WILLIAM JAMES

O que é?

Prestamos atenção naquilo que selecionamos; seleciono uma coisa pra prestar atenção dentre várias (CAPACIDADE LIMITADA DE PRESTAR ATENÇÃO EM TUDO); “capacidade de selecionar estímulos para o processamento pelo sistema nervoso em detrimento de outros”

Função 

  • Por que selecionamos? – é necessário que a atenção seja direcionada e focada em algo, já que os nossos recursos mentais são LIMITADOS; detecção de sinais para processamento consciente, manutenção de um estado de alerta ou vigilância e definição de importância, urgência e prioridades quando há muitos objetivos
  • Como selecionamos? – essa seleção pode ser feita voluntariamente e involuntariamente; existem três teorias de como selecionamos a atenção
  1. TEORIA DO FILTRO ATENCIONAL (Broadbent): diz que a partir das características do estímulo, ele vai passar ou não por um filtro existente; as informações do ambiente são filtradas de acordo com as características físicas antes da identificação; o que não atravessa esse filtro, não tem acesso à consciência e isso é definido pelo filtro a partir das características do estímulo. CRITICA: teste da escuta diótica (se nós ouvimos duas coisas ao mesmo tempo, uma não é ignorada  elas se juntam).
  2. TEORIA ATENCIONAL DA SELEÇÃO DA RESPOSTA DE DEUTSCH E DEUTSCH: todas as mensagens sensoriais são analisadas em nível superior. CRITICA: nosso cérebro ficaria sobrecarregado se déssemos atenção para tudo o que acontece a nossa volta  NÃO É POSSÍVEL.
  3. TEORIA DO FILTRO ATENUADOR (Treisman): há um filtro; é um filtro seletivo que não bloqueia totalmente as mensagens não atendidas; as informações são atenuadas em função da importância; tudo é absolvido, mas algo que é mais importante vai priorizar, mas se o que não tem tanta atenção precisar de uma atenção, nós sabemos do que trata.

SÍNTESE DE NEISSER

Existem dois processos dentro da seleção dos estímulos: o pré atencional (é automático e pega as características atencionais físicas da mensagem) e o atencional (é controlado)

Orientação da atenção: VOLUNTÁRIA: habilidade ou intenção em prestar atenção em alguma coisa; controle descendente (top down – porque é de cima pra baixo → do córtex pra baixo); processo voluntário; exige um esforço intencional; temos consciência total; consome recursos intencionais; tem execução lenta; processo em série; tarefas difíceis.

                        AUTOMÁTICA OU REFLEXA: fenômeno no qual alguma coisa capta nossa atenção; captura reflexo de recursos de processamento por estímulos ocorridos no ambiente; processo bottom up (porque é de baixo pra cima → dos estímulos pro córtex); reflexo; exige pouco ou nenhum esforço; está fora da consciência; consomem poucos recursos; execução rápida; processamento paralelo; tarefas fáceis.

TODAS AS COISAS COMEÇAM SENDO VOLUNTÁRIAS E DEPOIS SE TORNAM AUTOMÁTICAS → EXEMPLO: DIRIGIR.

Os quatro tipos/funções da atenção para detectar estímulos:

  1. DETECÇÃO DE SINAIS: perceber e detectar estímulos relevantes no ambiente (pra isso precisa de atenção, percepção e memoria)
  2. VIGILÂNCIA/ATENÇÃO CONCENTRADA: presta atenção em um campo de estimulação por um período prolongado, na espera de detectar um sinal; até quando esse período prolongado rende  até uma hora; o treino faz com que o desempenho melhore; a expectativa afeta o desempenho
  3. BUSCA: diferença de busca e vigilância: na vigilância, você espera um sinal e na busca você espera algo especifico (câmera de aeroporto  procuram algo pontiagudo); procurar um alvo  na vigilância, você espera encontrar algo no raxio x e na busca você procura uma arma; gasta muito recurso; “onde está Wally?”
  4. ATENÇÃO DIVIDIDA: distribuir recursos atencionais em mais de um foco; quando isso é possível e eficiente?  quando tem um processo controlado e um processo automático, ex: dirigir e ouvir musica  quando se tem dois processos controlados, a eficiência diminui.

FUNÇÕES EXECUTIVAS        

O que é? – conjunto de habilidades: direciona o comportamento à metas; avalia a eficiência e a adequação destes comportamentos; abandona as estratégias ineficientes e substitui elas

        - resolvem problemas: formula planos de ação – selecionar e esquematizar uma sequência de respostas

        - ORGANIZA O COMPORTAMENTO

        -  as habilidades que temos tem o ápice na nossa espécie (macacos não fazem isso); marco na adaptação humana: altruísmo, uso de ferramentas...

        - ONTOGENÉTICA (durante a vida do individuo):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com