TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto “Ódio E Intolerância Nas Redes Sociais Digitas"

Por:   •  2/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS

RESENHA – RESUMO DO TEXTO “ÓDIO E INTOLERANCIA NAS REDES SOCIAIS DIGITAS.” DE JAQUELINE CARVALHO QUADRADO E EWETON DA SILVA FERREIRA

Paulo Antônio Welsbacher

Leitura e Produção de Textos

Professora: Maristela Juchum

Lajeado, 04 de abril de 2023

Resenha-resumo        

Paulo Antônio Welsbacher

Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS-Brasil

FERREIRA, E.S.; QUADRADO, J.C. Ódio e intolerância nas redes sociais digitais. Universidade Federal do Pampa, Programa Pós-graduação em Políticas Públicas, São Borja, RS, Brasil.

ÓDIO E INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

O artigo Ódio e intolerância nas redes sociais digitais é dos autores Jaqueline Quadrado e Everton da Silva Ferreira tem por objetivo discutir os assuntos de ódio e intolerância nas redes sociais digitais, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, baseada na teoria social critica, as evidenciam que o uso intensivo das redes sociais acaba contribuindo para a formação de perfil marcados pela intolerância e radicalismo. Uma analise breve demonstra que as redes sociais digitais constituem uma ameaça perante o estado democrático de direito.

Segundo Jaqueline e Ewerton, este artigo é apontado de fato que há um clima de radicalização política permanente na internet, e em torno de qualquer assunto, formando dois ou mais blocos de opiniões opostas, sem nenhum espaço para mediações. Todos comentam com argumentos simples, em todos os questionamentos as opiniões a respeito do assunto mais comentado do dia, ainda que o conhecimento sobre o assunto seja muito pouco.

As mídias sociais vêm contribuindo para a formação de perfis políticos, econômicos, sociais e culturais marcados pela intolerância e principalmente pelo racismo. Diariamente surgem assuntos diversos em redes sociais onde os participantes parecem serem tomados por uma fúria cega contra toda opinião divergente da sua opinião.

Os autores, também falam que a internet como toda e qualquer tecnologia, não é boa nem ruim, ela somente faz o uso dela para definir seu caráter, portanto ela não é a responsável pelo comportamento de seus usuários.

Neste artigo os autores defendem muito a importância da educação para ter um uso responsável e consciente das redes sociais, sempre lembrando que a internet é um lugar que o espaço é privado, mas se torna público.

Para concluir a obra, Jaqueline e Ewerton enfatizam muito a questão que se termos um fluxo permanente e se todas as informações que recebemos são filtradas, teremos uma consequência diante de nossos olhos, sendo que em pouco tempo teremos um enorme volume de informações sobre o mesmo assunto. Em casos de uma mesma opinião o efeito é de consolidar a visão de que todos estarão falando do assunto, sendo que o fato, a recepção de um grande volume de informação a respeito de um mesmo assunto, gerando uma sensação de urgência em relação a determinadas questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (481.9 Kb)   docx (427.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com