TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Estruturas e Processos Organizacionais

Por:   •  16/4/2015  •  Resenha  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo de Estruturas e Processos Organizacionais

AULA 1

- Organização são as atividades de formar agrupamentos humano, distribuir o trabalho entre os integrantes e reduzir a utilização dos recursos, visando ao atendimento de suas necessidades.

“As necessidades humanas aumentam a cada dia e isso exige uma evolução tecnológica o que provoca o trabalho em grupo racional e coordenado exercido pelas organizações que produzem bem e serviços para a satisfação das necessidades humanas, o que garante uma qualidade de vida”

- Organização formal é aquela adotada pela empresa, regulamentada por meio de documentos, ou seja, estabelece formalmente a hierarquia dos cargos, canais de comunicação, bem como os comandos e as coordenações necessárias aos trabalhos que deverão ser realizados pelos integrantes de cada cargo.

Os principais elementos definidos pela organização formal são: órgãos, os cargos, a hierarquia de autoridade, objetivos e tecnologia,

- Organização informal (grupos de amizades) não é planejada e surge da interação social dos membros de uma empresa. Desenvolve-se naturalmente quando os indivíduos se reúnem com o objetivo de atender as suas necessidades.

- Organograma é uma representação gráfica que contém simultaneamente a divisão do trabalho e as relações de poder no âmbito de organização.

Tem como finalidade representar: Os órgãos componentes da empresa, as funções desenvolvidas por eles e as relações interdependência entre os órgãos (relação superior-subordinado).

Órgãos e funções = Retângulo e  Relações Interdependência = Linhas horizontais ou verticais

Tipos de organograma

Clássico ou vertical: É o mais completo, mais usual e que permite melhor entendimento da representação orgânica de uma empresa. É bastante utilizado em instituições religiosas, militares e em outras Inst. Tradicionais, onde a visão da hierarquia é fator primordial.

Horizontal: Tem finalidade semelhante ao organograma clássico, embora minimize a discriminação hierárquica, já que a escala do poder é representada da direita para a esquerda e não de cima para baixo.

Radial ou circular: É utilizado nas organizações mais modernas e mais flexíveis, onde as empresas desejam ressaltar o trabalho em grupo e não há preocupação em evidenciar a hierarquia.

Em setores ou setorial: Representam os diversos níveis de autoridade a partir de um circulo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.

Técnicas para elaboração de um organograma clássico

- Representação dos órgãos:

a) Assessorias: Devem ser ligadas à linha, revelando uma ligação indireta, porque na verdade prestam serviço a diretoria como um todo (órgão)

b) Assistentes: Devem ser ligados ao órgão, é uma ligação direta, já que presta serviço a uma pessoa especifica.

c) Linhas pontilhadas: Usadas para órgãos que desejam se destacar ou para os que ainda não existem formalmente.

d) Evitar a utilização de siglas ou números (Caso necessário, pode-se utilizar a abreviação)

e) Os órgãos de nível hierárquico superior devem ser discretamente maiores do que os seus subordinados, ( Refere-se ao desenho da hierarquia dos órgãos)

e) Quando necessário, deve se utilizar a estrutura intercalada para auxiliar em sua elaboração.

- Representação das linhas

a) Decisão: Representadas pelas linhas verticais ( | )

b) Assessoramento: Representada pelas linhas horizontais (--)

- Posicionamento Hierárquico: Não existe uma padronização, ele varia de empresa para empresa e é definido no estatuto de cada organização.

1) Posicionamento mais usual: Diretoria =>Departamento =>Coordenação => Divisão => Serviço =>Seção =>Setor => Turma

2) Nível dos órgãos: 1° Órgãos Deliberativos, 2° Órgãos Executivos, 3° Técnicos e 4° Operacionais.

4) Nomenclatura: Os órgãos que estiverem no mesmo nível hierárquico devem ter a mesma nomenclatura.

- Grupos estruturais básicos:  As atividades de uma organização podem ser classificadas em três grupos:

a) Atividade de direção: Realizada pelo cargo de cúpula e são responsáveis por estabelecer políticas e diretrizes da empresa.

b)Atividade-fim: Através dela se produzem e se vendem os bens e serviços que a empresa se propõe a vender aos clientes.

c) Atividade -meio: Dão o suporte necessário á execução das outras atividades da organização .

AULA 2

- Departamentalização: É a divisão do trabalho onde diferentes tipos de atividades são desenvolvidas pelos órgãos. Através da departamentalização é possível unificar as atividades em comum obtendo a particularidade entre os órgãos.

Objetivo da departamentalização:

Agregação: Reúne especialistas com o mesma grau de conhecimento

Controle: Permite controle eficaz, uma vez que tarefas afins estão reunidas.

Descentralização: A autoridade dada a cada setor torna as decisões mais rápidas.

Tipos de Departamentalização

Funcional (É o mais usado pelas empresas): É o agrupamento das atividades ou tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa, assim, todos os grupos que realizam funções semelhantes ficam reunidos em um mesmo departamento.

Vantagens: Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum quando há tarefas especializadas; Permite maior segurança na atuação dos setores; permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.

Desvantagem: Reduz a cooperação entre os diferentes departamentos.

Por produtos ou serviços: É o agrupamento feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos/ serviços da empresa. “ (Dará resultados quando a produção for volumosa e permanente)

Vantagem: Fixa responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produtos ou serviços; Facilita a inovação e a criatividade e permite maior flexibilidade.

Desvantagem: Exige mais material e recursos materiais; os gerentes de produtos pode ser tornar muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (204.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com