TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Introdução Metodos de Pesquisa

Por:   •  13/3/2017  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 4

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: Um guia prático para alunos de graduação e pós graduação (Resenha dos Cap.1 e Cap.5)

Resenha

O enfoque inicial da literatura intenciona explorar o entendimento sobre o universo de construção  das pesquisas, mostrando principalmente sobre seus objetivos, caracteristicas e seus diferentes tipos de abordagem.  Primeiramente explica-se sobre as definições e objetivos de pesquisas  que apesar de haver diferentes significados para pessoas diferentes existe em si um consenso em sua definição de que:

  • A pesquisa é um processo de perguntas e investigação
  • É sistemática e metódica
  • A pesquisa aumenta o conhecimento.

É enfatizado ainda sobre a importancia de que a pesquisa necessariamente deve tratar de um problema ou questão específica que é conhecido como “Problema de Pesquisa” ao qual estará associado então as as atividades do universo pesquisador.

Após  abordar sobre os objetivos gerais de pesquisas que abragem diferentes aspectos desde revisar e sintetizar um conhecimento existente, passando por explicar um novo fenômeno até gerar um novo conhecimento além de outros é então mostrado sobre as principais qualidades do pesquisador.  

As qualidades e habilidades para atingimento de um bom resultado de pesquisa essencialmente  inicia-se com a perseverança como qualidade chave e então deve-se agregar outras habilidade como:

  • Capacidade de comunicação –  Comunicar-se oralmente para apresentar o seu entendimento da área de pequisa e expô-las de forma adequada;
  • Capacidade intelectual – Conforme definição de Bloom (1956) que vê o apresendizado como uma hierarquia de habilidade como: conhecimento, compreensão, aplicação , análise, sintese e avaliação.
  • Habilidades em tecnologia da informação – Habilidades referentes a tecnologia da informação (TI) serão valiosas para a pesquisa, o uso de ferramentas como processadores de texto (Word), Planilhas e pacotes estatisticos (Excel, Minitab, SPSS), sistemas de banco de dados (Access) além da internet e suas ferramentas de busca (Google, Yahoo, Lycos, etc)
  • Habilidades organizacionais – A gestão de tempo é critica para compor a qualidade de bom pesquisador sendo recomendado a construção de um cronograma para planejamento das atividades e visualização do caminho crítico que como definido por Morris (1993) são as atividades que não podem ser atrasadas sem deter o projeto.
  • Motivação  - Para os autores o  fator motivador é essencial para o sucesso de um projeto de pesquisa, eles destacam também a importancia do dominio do assunto para aumentar o interesse na pesquisa.
  • Independência -  É preciso ter a independencia  e automotivação para progredir com a pesquisaaté sua conclusão e  não manter-se dependente do orientador mas sim tê-lo como um indicador do caminho a seguir e também contar com o apoio de colegas e pares.

Fechando sobre o perfil do pesquisador os autores reforçam a importância de conhecer seus pontos forte e fracos antes de assumir um novo projeto de qualquer tipo.

Então é abordado os aspectos sobre os tipos de pesquisas aonde  estas podem ter as seguintes classificações e serão explicadas a seguir:

  • Pesquisa exploratória, descritiva, analítica ou preditiva (Objetivo da pesquisa);
  • Pesquisa quantitativa ou qualitativa (Processo de pesquisa);
  • Pesquisa indutiva ou dedutiva (Lógica de pesquisa);
  • Pesquisa aplicada ou básica (Resultado da pesquisa);

A pesquisa exploratória é realizada a partir de um problema quando há pouco ou nenhum estudo anterior, em que possamos buscar informações sobre a questão ou problema e esta raramente oferece uma resposta conclusiva para problemas ou questões, mas pode indicar pesquisas futuras e outros desobramentos. A pesquisa descritiva descreve o comportamento dos fenômenos através da analise de dados que respondem em geral perguntas através de uma abordagem quantitativa resumidas e técnicas estatisticas. A pesquisa análitica ou exploratória é por sua vez uma continuação da pesquisa descritiva sendo que o elemento importante deste tipo é a identificação e se possível controle das variávei criticas ou as ligações causais  entre as caracteristicas pra que sejam mais bem explicadas. Já a pesquisa preditiva vai alem da pesquisa exploratória e ela oferece uma explicação  para o que esta acontecendo  em uma determinada situação, o objetivo da pesquisa preditiva é  generalizar a partir da análise prevendo certos fenomenos com base em relações gerais e hipotéticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com