TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Breakwell métodos de pesquisa

Por:   •  12/6/2015  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  1.850 Visualizações

Página 1 de 3

BREAKWELL

3.

Embora em alguns campos de pesquisa não hajam mensuração e ela seja totalmente evitada. Se uma hipótese da pesquisa se sustenta ou não pode depender de quão bem os conceitos-chave foram medidos, independentemente de ela ser ou não uma hipótese correta.

Antes que possamos construir grandes teorias e leis psicológicas, devemos, primeiramente ser capazes de medir e de descrever as coisas com uma precisão razoável. A mensuração neste capítulo é definida como a atribuição de quantidades ( números) a objetos, eventos ou observações de acordo com algum conjunto de regras.

CLASSIFICANDO MENSURAÇÕES

O pesquisador, antes que possar criar sua mensuração ou utilizar uma medida pronta, precisa invariavelmente saber qual classe de mensuração precisa fazer. A maneira como ele classifica uma mensuração terá um impacto sobre os tipos de análises numéricas que ele pode fazer acerca dos dados posteriormente. Stevens propôs que todas as mensurações podem ser classificadas como sendo de um entre quatro tipos.

Mensurações categoriais/nominais.

Essas mensurações refletem diferenças qualitativas, em vez de quantitativas. Exemplos comuns incluem categorias tais como SIM/NÃO, APROVADO/REPROVADO, HOMEM/MULHER. Quando se instaura um sistema de mensuração categorial, os únicos requisitos necessários são o da exlcusividade mútua (nenhuma observação pode cair em mais de uma categoria) e da exaustividade (o sistema de categorias utilizado pelo pesquisador deve ter categorias suficientes para todas as observações).

* É válido o uso de categorias ''não categorizáveis''.

Mensurações de nível ordinal.

Como nas mensurações categoriais, os critérios de exclusividade mútua e exaustividade se aplicam, e os casos ainda são classificados por categorias. A grande diferença é que as próprias categorias podem ser ordenadas com referência a algum critério externo, de modo que estar em uma categoria pode significar ter maior ou menor quantidade de alguma qualidade subjacente do que em outra categoria. Exemplo, categorias como ''excelente, bom, ruim, mal'', vai determinar se alguém é melhor ou pior.

Medidas de nível intervalar

Como uma escala ordinal, os números associados à mensuração intervalar refletem mais ou menos alguma dimensão. A distinção decisiva é que com mensurações de nível de intervalo, distâncias numericamente iguais na escala refletem diferenças iguais na dimensão subjacente. Por exemplo, a diferença de 2 gruas em temperatura entre 38 e 40 graus é a mesma que a diferença entre 5 e 7 graus.

Mensuração de escala racional

Mensurações de escala racional diferem de mensurações intervalares apenas no que implica a existência de um valor potencial absoluto zero.

VARIÁVEIS DISCRETAS VERSUS VARIÁVEIS CONTÍNUAS

Pelo fato das questões serem marcadas apenas como correta ou incorreta, em um teste de 50 escores, se uma pessoa acertar 13, ela poderia acertar 14 em um dia melhor, porém nunca, 13,5. Medidas desse tipo são chamadas de variáveis discretas, pois elas podem ter apenas valores discretos expressos em números inteiros.

Algumas variáveis tais como altura e tempo que podem ser divididas em unidades de medidas sempre menores são chamadas variáveis contínuas. Ao medir uma variável contínua, o pesquisador acaba registrando uma figura singular, mas na realidade isso representa um intervalo na escala de mensuração, e não um valor único. Trata-se portanto de um valor aproximado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com