TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Just In Time

Por:   •  2/9/2019  •  Ensaio  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Livro: JUST IN TIME, MRP II e OPT. Um Enfoque Estratégico.

Capitulo 1 Administração Estratégica da Produção – Pg. 15 a 41

O Setor de produção volta  a ser visto como um grande fator para os resultados e aumento de competitividade das empresas. O fator de nivel estrategico potencial que esse setor pode ter dentro da organização é fundamental para alcanças os objetivos, assim como, o seu desenvolvimento tanto tecnologico como de gestão poderão ajudar nesse ´processo.

Revalorização do processo de produção(Manufatura)

  • Crescente pressão por competititvidade
  • Potencial competitivo das  novas tecnologias
  • Melhor entendimento do processo estratégico

  1. As mudanças no panorama competitivo industrial

     Empresas japonesas passaram a obter melhores resultados que as empresas europeias e americanas, mesmos estas já tendo um mercado consolidado nos respectivas áreas, isso ocorreu devido ao desenvolvimento do Japão na parte manufatureira da produção.

     A falta de resposta das empresas ocidentais se devem ao seguintes pontos:

  1. Considerações financeiras – Os administradores se interessavam em  resolver problemas e dar soluções de curto prazo para receberem promoções, pois eram avaliados trimestralmente. Pondo em conflito alguns dos interesses da organização a longo prazo.
  2. Considerações tecnologicas – O desenvolvimentos tecnológico não era uma das preocupações. O profissional dessa área era voltado para o marketing e questões financeiras. O setor produtivo era deixado de lado.
  3. Especialização excessiva e falta de integração – Falta de integração entre áreas formando ‘paredes’ na organização, dificultando a resolução de problemas devido a pouca eficiência de comunicação e interação entre os setores.
  4. Perda de Foco –  Muita Diversificação das atividades, sem precoupação em manter o foco no produto, que seria resultado de processos simples feitos com experiencia e homogeniedade e levariam a perfeita execução.
  5. Inércia – Organizações não se preocupam com o desenvolvimento dos produtos e variedade de produtos, devido a comodismos. E o conforto de suas organizações no mercado durante certo periodo de tempo. Levando a queda de qualidade tanto em termos estruturais como maquinas, equipamentos e pessoas como infra-estrututais(sistemas gerenciais

Esses fatores levam a obsolência de práticas gerenciais e de tecnologias o que causa degradação do poder de competitividade.

  1. Desevolvimento de um melhor entendimento  da função estratégica da manufatura

  • Concorrencia no mercado se dá através de produtos lives de defeito, confiáveis e entregas rápidas e confiáveis. Estes são influenciados pelo processo da manufatura.
  • A efiência em custos passa a não ser tão importante como eficácia em si(qualidade, confiabilidade, prazos e flexibilidade)
  • Foco, a organização não tem como atingir, baixo custo, investimentvaixo, alta qualidade, baixos prazos de entrega e rápida introdução de novos produtos, logo tem que saber o que se adequa melhor as necessidades do cliente. E consequentemente, não tentar desempenhar atividades diversas e variadas.
  • A manufatura de ser proativa e não reativa
  • Necessidade dos membros da organização saberem: como a organização compete e onde pretende ser excelente, quais as alternativas de decisão, os impactos que estes ultimos podem ter no processo, quais as regras de decisão que garantem coerencia com os objetivos esratégicos.

A coerencia por parte dos tomadores de decisão em cada nivel da fábrica, evitarão que esforços sejam disperçados.

Conteúdo da Estratégia de Manufatura

Obtivo é suportar a organização no atingimento da vantagem competitiva.

Vantagens competitivas onde a manufatura pode  contribuir:

  • Fazer os produtos gastando menos que os concorrentes, vantagem em custos
  • Fazer os produtos melhores que os concorrentes, vantagem em qualidade
  • Fazer os produtos mais rápidos que os concorrentes, vantagem em velocidade de entrega
  • Entregar os produtos no prazo prometido, obtendo vantagem em confiabilidade de entrega.
  • Ser capaz de mudar muito e rapido, vantagem em flexibilidade

Critérios competitivos qualificadores - Que se atinja o nível minimo de qualidade do produto, não necessariamente um produto com nível muito melhor será melhor visto.

Criterios competitivos ganhadores de pedidos – Esse é o criterio que o cliente vai usar para escolher seu forncedor, dentre os candidatos que atingiram o nivel minimo de qualidade do produto.

Principais áreas de decisão:

  1. Capacidade de produção
  2. Instalações
  3. Tecnologia
  4. Integração Vertical
  5. Força de Trabalho
  6. Qualidade
  7. Fluxo de Materiais
  8. Novos Produtos
  9. Medidas de Desempenho
  10. Organização

Capitulo 2 O papel Estratégico dos sistemas de Administração da Produção – Pg 42 a 55

Produção puxada vs Empurrada – Pg.58

Material somente é processado se a operação subsequente do processo requerer-lo, diferentemente do situação inicial que o processo ia sendo feito(‘empurrado’) sem exaamente ter uma demanda especifica.

Estoque de Segurança e Tempo de Segurança. Pg 134 e 135

Em MRPII, estabeleciemnto de níveis de estoque de segurança é usado quando a incertezas em termos de quantidade(qualidade) que podem ser advindos tanto do forncedor quanto de etapas anteriores da manufatura. Os tempos de segurança é usado quando a incerteza em relação ao tempo envolvido(por exemplo: demora da entrega do forncedor) e é o processo de ordem de produção e compras de itens que não são estritamente necessários, mas para determinados períodos antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com