TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Burocracia de Max Weber

Por:   •  14/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo relatório Pags. 229-246

VIII. Burocracia

Características da Burocracia:

A burocracia Moderna segue-se pelas áreas de jurisdição fixas e oficiais, que se ordenam segundo leis ou normas administrativas.

Todas as actividades regulares da estrutura governada, são distribuídas de forma fixa como deveres oficiais, e o poder de dar essas ordens para a execução desses deveres oficiais, é distribuído de uma forma estável sendo delimitadas apenas por normas relacionadas com os meios de coerção. São tomadas medidas para a realização desses deveres e para a execução dos direitos correspondentes, ou seja, só as pessoas que têm qualificações previstas para esses deveres, são empregadas.

Podemos dizer, que os Governos públicos e legais são regidos através dessas medidas, o que constituí a “autoridade burocrática” (Weber, 1974:229).

No que diz respeito ao domínio económico privado, constituí a “administração” burocrática, ou seja, a burocracia se desenvolve em comunidades políticas e eclesiásticas somente no Estado moderno e na economia privada.

A segunda característica da burocracia incide-se sobre os postos e os níveis de autoridade, em que existe uma hierarquia, no qual existe uma supervisão dos postos inferiores pelos superiores. Esse principio de autoridade burocrática de cargo, é visível em todas as organizações burocráticas, nomeadamente no Estado e nas organizações eclesiásticas como também nas organizações partidárias e empresas privadas, não é relevante para o carácter burocrático que sua autoridade seja designada “privada” ou “publica”.

Relativamente à administração de um cargo moderno, este se baseia em documentos escritos (arquivos), no entanto existe um quadro de funcionários e escreventes subalternos de todos os tipos. Esse quadro de funcionários que ocupe activamente um cargo “público” junto com os seus arquivos de documentos e expedientes, são designados por “repartição”, no entanto na empresa privada a “repartição” é chamada de “escritório”.

A organização moderna do serviço público, tende em separar a repartição do domicílio privado do funcionário, pois a burocracia separa a actividade profissional da esfera da vida privada dos funcionários. Esse princípio, é cada vez mais aplicado tanto no sector público como no sector privado. Relativamente no sector privado o escritório executivo está separado da residência do empresário, existe também a separação da correspondência pessoal da comercial, e os bens da empresa são distintos dos bens pessoais.

A administração burocrática, nomeadamente toda a administração especializada, pressupõe de um treino especializado e completo, cada vez mais isso é comum com o director moderno e o empregado das empresas privadas e o funcionário do Estado.

Quando o cargo está totalmente desenvolvido, a actividade oficial exige ao funcionário a plena capacidade de trabalho de modo a ser mínimo o tempo de permanência na repartição. Encontra-se esse tipo de exigência tanto no sector público como no privado.

O desempenho do cargo, segue regras gerais mais ou menos estáveis, podendo ser estas aprendidas, e o conhecimento dessas regras representa um aprendizado técnico especial, ou seja, estamos a falar em formações para os funcionários, que servem para desempenhar determinadas tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com