TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Max Weber

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Em sua obra, Weber nos mostra sua concepção de sociedade, onde separa em varias esferas, sendo elas as Classes: onde as pessoas são classificadas pela propriedade que possui ou pelo serviço que presta e pela forma que faz uso do mesmo, sendo assim, a classe é uma situação de mercado. O Estamento são comunidades determinadas pela honra, pelo consumo de certos bens, uso de vestimentas especificas, o seja, há um certo tipo de limitação à vida social. Os partidos se utilizam do poder para influenciar as pessoas e ter o domínio total sobre elas.

Weber também estabelece as diferentes formas de dominação, sendo elas a legal, a tradicional e a carismática. A dominação se cria através da combinação entre o poder e a legitimidade, dessa forma definindo os conteúdos validos para a relação entre os participantes. Esse fato tem grande relevância para a sociedade, pois a dominação modifica a vida coletiva, as atitudes dos indivíduos e as suas relações sociais que formam esse todo, dessa forma mantendo a coesão social e a permanência da própria sociedade onde as pessoas acabam se submetendo à dominação através de interesses, costumes, habito cego ou sentimento afetivo, características essas que levam a pessoa á ter a obediência pelo seu dominador.

Por desencantamento do mundo, Weber entende o longo processo de abandono do pensamento mágico, a humanidade saiu de um mundo fundamentado no sagrado e habilitado pela magia, e entrou e um mundo material onde a razão é quem predomina. O mundo dos Deuses da mitologia deu lugar ao mundo governado pelo conhecimento cientifico, organizado racionalmente e burocraticamente, tornando o homem mais amargo e mais desprovido de sentimentos.

Dessa forma é possível observar que para Max Weber, as ações de todas as pessoas de qualquer tipo de sociedade tem sua explicação racional, e de fácil compreensão, já que weber separa as diversas ações relacionadas ao uso do poder pela sociedade, onde todas as ações possui um objetivo final já predefinido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com