TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Max Weber

Por:   •  30/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

Pedro Paulo Alencar de Oliveira, 1º INF

DESENVOLVIMENTO: UM CONCEITO MULTIDIMENCIONAL

O   artigo  dispõe  os conceitos  sobre desenvolvimento, que não  possui  definição exata,  mas que  propõe ser o bem- estar  da humanidade  de   um  modo  geral.  O desenvolvimento é visto de forma econômica, como uma satisfação de necessidades básicas e como sustentabilidade socioambiental, variando com o tempo e lugar, a história e cultura das pessoas de uma sociedade modela o desenvolvimento através da política, economia e ciência.  

Dividido em cinco partes que trata da gênese, dimensão econômica, dimensão política,  

dimensão social e dimensão ambiental do desenvolvimento, o artigo reflete sobre o que é desenvolvimento na sociedade capitalista. A ciência econômica é o berço da preocupação com o desenvolvimento, Adam Smith, Thomas Malthus, Davis Ricardo e Karl Marx mostram em  seus trabalhos o desenvolvimento  como  fator importante para o sistema capitalista.  

A dimensão econômica fala do teor ia do desenvolvimento econômico de Marx (Mais valia) e Economia do Desenvolvimento, num prime iro momento influenciado pela CEPAL e pelo modelo de crescimento equilibrado – Ragnar Nurkse, Rosente in-Rodan, Arthur Lewis, Walter Rostow - que foi criticado por Hirschaman e Mrydal destacados pela criação do modelo desequilibrado e cumulativo. Tais modelos de desenvolvimento baseados no crescimento econômico foram criticados, pois a economia não pode estar desligada da natureza.  Nasceram o eco desenvolvimento e o

Desenvolvimento sustentável.  

A Comissão Mundial sobre Meio ambiente e Desenvolvimento criada em 1983 fez

relatórios apontando o possível crescimento econômico + preservação da natureza (Nosso Futuro Comum) representada pelo modelo Solow que utiliza quatro variáveis para produção: produto (Y), capita l (K), trabalho (L) e conhecimento (A), possibilitando com seu uso, o surgimento da sociedade sustentável e sociedade de crescimento.

A dimensão política analisa desenvolvimento em três formas: desenvolvimento como produto do mundo Ocidental, desenvolvimento como mecanismo de cooptação política e desenvolvimento como orientação teórica.  

O desenvolvimento na ótica da dimensão política independente da esfera em análise apresenta uma ideologia e uma utopia do mundo Ocidental x Oriental, relacionada com redes institucionais constituídas (ONU, OMC, FMI, Banco Mundial), classificando povos,  

Sociedades e regiões.  

A  dimensão  social  a flora  o  t ema  subdesenvolvimento  e  desenvolvimento,  a teoria Keynesiana influenciou  Mrydal,  Hirschiman,  Prebisch,  Furtado  e  Cardoso,  visam  que o.  

Desequilíbrio existente entre países do centro e países periféricos é fundamental, uma vez que os países industrializados detêm capitais e os países agrícolas matéria prima.  O primeiro  

Sempre vai manter o segundo em dependência.  Desse modo não existe desenvolvimento se  

Os benefícios do crescimento não possibilitam qualidade de vida aos indivíduos e gerações futuras.  

A dimensão ambiental nasceu por Thomas Malthus em 1798, sua obra Ensaio Sobre o Princípio da População afirma que a fertilidade humana é o mal maior, o crescimento.  

Populacional desenfreado deplorava os recursos naturais.  O Clube de Roma traz a teoria  

Malthus ia na ao século XX, surge à discussão sobre sustentabilidade do modelo de  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com