TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Norma ISO 9000

Por:   •  31/8/2021  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Vinícius Gabriel Alves de Oliveira

Disciplina: Gestão da Qualidade

Resumo sobre a Norma ISO 9000

Esta norma explica sobre os fundamentos presentes nos sistemas de gestão da qualidade, elencando os termos mais usados a realizando uma breve descrição. É uma norma do tipo guia, ou seja, ela fornece uma base para a aplicação das outras normas.

Primeiramente, são elencados os princípios de Gestão da Qualidade, que são o Foco no Cliente, a Liderança, o Envolvimento de Pessoas, a Abordagem de Processo, a Abordagem sistêmica para Gestão, a Melhoria contínua, a Abordagem factual para tomada de decisão, e os Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

Outro ponto importante é a apresentação da justificativa de se ter um sistema de gestão da qualidade. É explicado que, com a constante mudança de perfil do cliente nas empresas e de suas necessidades, é necessário que a empresa implante o sistema de gestão de qualidade para analisar de forma clara esse volátil perfil, definir os processos mais eficientes e eficazes e saber controlar a sua execução. O sistema de qualidade proporciona às empresas uma melhoria contínua que impacta positivamente na satisfação dos clientes.

Uma parte crucial é a abordagem para desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão da qualidade, que detalha passo-a-passo como esse sistema deve ser planejado, implementado e melhorado. Passando pelo processo de análise e detalhamento das expectativas do cliente, estabelecimento de métodos para medir a eficiência e eficácia do processo e chegando ao fim com o estabelecimento de um processo de melhoria contínua.

Também é proposto uma abordagem de processo, que explica como definir e implementar o método de melhoria contínua na grade geral de processos, que devem ser geridos de forma interconectada. É apresentada uma abordagem de melhoria contínua de processos inspirada no ciclo PDCA.

Por fim, o último ponto que é importante de ser destacado, é a relação do sistema de gestão da qualidade guiado pela ISO 9000 e os modelos de excelência ambos proporcionam a possibilidade para a organização de identificar seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria, a avaliação por meio de modelos genéricos, fornecimento de uma base para melhoria contínua e a possibilidade de ser reconhecido pela adoção do sistema.

A principal diferença entre os modelos é que, enquanto o modelo de excelência proporciona uma avaliação comparativa, elencando sugerindo as melhores práticas, a ISO 9000 possue um enfoque próprio, com a definição de requisitos e avaliação do sistema com base nesses requisitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com