TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Operações e funções organizacionais

Por:   •  7/12/2016  •  Resenha  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Operações e funções Organizacionais

1. Sobre a teoria dos sistemas abertos, explorar:

a. A concepção de organização segundo a visão sistêmica

-A organização deve ser gerida pela visão do “todo” - todo fenômeno é parte de um fenômeno maior – sistemas existem dentro de outros sistemas, que desenvolvem entre si interdependências;

-O desempenho das partes (ou subsistemas) que compõem um sistema implica contribuição ao sistema maior – somente existe desempenho e mérito pelas contribuições ao sistema maior;

-As relações de causa e efeito não são determinísticas – a causa é uma condição necessária, mas não é suficiente para que um efeito ocorra.

b. As características do modelo sistema sócio-técnico

-As organizações são compostas de dois subsistemas - técnico e social;

-O subsistema técnico é responsável pelos meios e modelos de produção e determina a eficiência potencial da organização;

-O subsistema social é responsável pelas relações sociais e políticas dos executores do modelo de produção e determina a eficiência real da organização;

-A eficiência real mede a capacidade da organização para a implementação de mudanças;

-O desempenho organizacional depende do equilíbrio entre os dois subsistemas.

c. O entendimento sobre a agregação de valor considerando a abordagem dos sistemas abertos

2. Sobre a abordagem contingencial, explorar

a. O que caracteriza a incerteza

Verificada pelo volume de conhecimento existente sobre o comportamento das variáveis, que nos permite estimar e estabelecer a predisposição ao risco.

b. Quais as diferenças entre os modelos mecânicos e orgânicos

Quando a incerteza é alta, a flexibilidade para a ação deve ser igualmente alta. Isso implica um modelo orgânico, ágil e sem burocracias. Quando o grau de incerteza é baixo, as ações e decisões podem ser razoavelmente planejadas, o modelo pode ser mais econômico quanto a investimentos para alcançar a flexibilidade. A previsibilidade, ou a baixa incerteza, caracteriza os modelos mecânicos. O grau de incerteza deve ser levado em conta na formulação das estratégias organizacionais para que a organização possa selecionar o modelo de gestão adequado ao momento vivenciado.

3. Na teoria do custo de transação, explorar: (3.3.1)

a. O significado de transação

entende-se como transação o processo de produção e de trocas de bens e serviços no mercado, levando em conta os riscos e as incertezas inerentes aos relacionamentos e investimentos necessários

b. Como TCT entende os elementos da incerteza que afetam as transações

Alguns dos elementos que podem influenciar os custos de transação são: o oportunismo, a assimetria de informação, as barreiras aos novos entrantes, as deficiências contratuais, as especificidades dos ativos.

c. Que decisão central a TCT sugere que deva ser tomada para a escolha sobre a forma de organizar a produção.

é a escolha sobre a forma de organização da atividade econômica, e o consequente descarte das demais alternativas. A empresa precisa investir em capital instalado, insumos, informação, pessoas e outros recursos para levar a cabo a produção. Com isso, precisa decidir sobre o formato da transação – pela compra no mercado dos recursos necessários ou internalizando a produção dos recursos, num regime de coordenação hierárquica da produção interna. Essa decisão resulta da análise sobre a natureza da operação, o esforço e intensidade do dispêndio necessário para a realização do trabalho (transação).

4. No século XXI os relacionamentos e as interações entre indivíduos e grupos surgem como alternativa de organizações.

a. Explique como a lógica relacional concebe as organizações?

5. Para os movimentos de reestruturação, explorar.

a. os elementos fundamentais da filosofia da produção pela qualidade total

Na filosofia da Qualidade Total, o foco no cliente, nos processos e na melhoria contínua são recomendações fundamentais para o comprometimento organizacional (MACEDO-SOARES, 1996):

A qualidade total é a gestão por processos. Na Qualidade Total, os processos são as ferramentas capazes de gerar a satisfação dos clientes e, ao mesmo tempo, o alto desempenho. Assim, os elementos fundamentais são:

• Foco de análise – processo

• Orientação - clientes e intervenientes

• Disciplina e conhecimento da produção

• Melhoria continua dos processos

• Autoavaliação

b. Os pressupostos da ecologia industrial

A ecologia industrial está baseada na visão sistêmica e na ideia de ecossistemas naturais, a origem biológica. Seu objetivo é sincronizar os aspectos econômicos, sociais, ecológicos e políticos no contexto organizacional. Esse movimento tem respaldo na consciência ecológica e por isso adota conceitos e instrumentos da Produção mais Limpa, Redução de Poluentes e formas de avaliação do despenho de processos e da organização que levem em conta a maturidade da gestão e responsabilidade da empresa perante o ambiente em toda a sua extensão.

6. Cadeias produtivas

a. Conceito de cadeia produtiva;

Rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com