TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Operações e funções organizacionais

Por:   •  7/12/2016  •  Resenha  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Operações e funções Organizacionais

  1. Sobre a teoria dos sistemas abertos, explorar:
  1. A concepção de organização segundo a visão sistêmica

-A organização deve ser gerida pela visão do “todo” - todo fenômeno é parte de um fenômeno maior – sistemas existem dentro de outros sistemas, que desenvolvem entre si interdependências;

-O desempenho das partes (ou subsistemas) que compõem um sistema implica contribuição ao sistema maior – somente existe desempenho e mérito pelas contribuições ao sistema maior;

-As relações de causa e efeito não são determinísticas – a causa é uma condição necessária, mas não é suficiente para que um efeito ocorra.

  1. As características do modelo sistema sócio-técnico

-As organizações são compostas de dois subsistemas - técnico e social;

-O subsistema técnico é responsável pelos meios e modelos de produção e determina a eficiência potencial da organização;

-O subsistema social é responsável pelas relações sociais e políticas dos executores do modelo de produção e determina a eficiência real da organização;

-A eficiência real mede a capacidade da organização para a implementação de mudanças;

-O desempenho organizacional depende do equilíbrio entre os dois subsistemas.

  1. O entendimento sobre a agregação de valor considerando a abordagem dos sistemas abertos
  1. Sobre a abordagem contingencial, explorar  
  1. O que caracteriza a incerteza

Verificada pelo volume de conhecimento existente sobre o comportamento das variáveis, que nos permite estimar e estabelecer a predisposição ao risco.

  1. Quais as diferenças entre os modelos mecânicos e orgânicos

Quando a incerteza é alta, a flexibilidade para a ação deve ser igualmente alta. Isso implica um modelo orgânico, ágil e sem burocracias. Quando o grau de incerteza é baixo, as ações e decisões podem ser razoavelmente planejadas, o modelo pode ser mais econômico quanto a investimentos para alcançar a flexibilidade. A previsibilidade, ou a baixa incerteza, caracteriza os modelos mecânicos. O grau de incerteza deve ser levado em conta na formulação das estratégias organizacionais para que a organização possa selecionar o modelo de gestão adequado ao momento vivenciado.

  1. Na teoria do custo de transação, explorar: (3.3.1)
  1. O significado de transação

entende-se como transação o processo de produção e de trocas de bens e serviços no mercado, levando em conta os riscos e as incertezas inerentes aos relacionamentos e investimentos necessários

  1. Como TCT entende os elementos da incerteza que afetam as transações

Alguns dos elementos que podem influenciar os custos de transação são: o oportunismo, a assimetria de informação, as barreiras aos novos entrantes, as deficiências contratuais, as especificidades dos ativos.

  1. Que decisão central a TCT sugere que deva ser tomada para a escolha sobre a forma de organizar a produção.

é a escolha sobre a forma de organização da atividade econômica, e o consequente descarte das demais alternativas. A empresa precisa investir em capital instalado, insumos, informação, pessoas e outros recursos para levar a cabo a produção. Com isso, precisa decidir sobre o formato da transação – pela compra no mercado dos recursos necessários ou internalizando a produção dos recursos, num regime de coordenação hierárquica da produção interna. Essa decisão resulta da análise sobre a natureza da operação, o esforço e intensidade do dispêndio necessário para a realização do trabalho (transação).

  1. No século XXI os relacionamentos e as interações entre indivíduos e grupos surgem como alternativa de organizações.
  1. Explique como a lógica relacional concebe as organizações?
  1. Para os movimentos de reestruturação, explorar.
  1. os elementos fundamentais da filosofia da produção pela qualidade total

Na filosofia da Qualidade Total, o foco no cliente, nos processos e na melhoria contínua são recomendações fundamentais para o comprometimento organizacional (MACEDO-SOARES, 1996):

A qualidade total é a gestão por processos. Na Qualidade Total, os processos são as ferramentas capazes de gerar a satisfação dos clientes e, ao mesmo tempo, o alto desempenho. Assim, os elementos fundamentais são:

  • Foco de análise – processo
  • Orientação - clientes e intervenientes
  • Disciplina e conhecimento da produção
  • Melhoria continua dos processos
  • Autoavaliação

  1. Os pressupostos da ecologia industrial

A ecologia industrial está baseada na visão sistêmica e na ideia de ecossistemas naturais, a origem biológica. Seu objetivo é sincronizar os aspectos econômicos, sociais, ecológicos e políticos no contexto organizacional. Esse movimento tem respaldo na consciência ecológica e por isso adota conceitos e instrumentos da Produção mais Limpa, Redução de Poluentes e formas de avaliação do despenho de processos e da organização que levem em conta a maturidade da gestão e responsabilidade da empresa perante o ambiente em toda a sua extensão.

  1. Cadeias produtivas
  1. Conceito de cadeia produtiva;

Rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mutua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias primas e informação dos fornecedores para os clientes finais

Nesse contexto, as cadeias produtivas se referem a sequência de transformações que os materiais podem sofrer até a obtenção de produtos e serviços finais. Num entendimento amplo, a cadeia produtiva pode abranger as atividades decorrentes do uso do produto e as possibilidades de transformação após o uso. Esse conjunto de transformações pode ser denominado de ciclo de vida do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com