TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Primeiro Capítulo Livro de Kottler

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

O primeiro capítulo do livro de Kotler Keller aborda os primeiros conceitos do que é o marketing, porque ele é tão importante, explica sobre o seu escopo, seus conceitos centrais, assim como também a administração de marketing mudou nos últimos dias e quais são as tarefas necessárias para administração de um marketing bem-sucedida.

Um dos primeiros exemplos citados do texto é sobre o marketing realizado na campanha presidencial “Obama for America” o que foi um dos fatores principais da vitória de Barack Obama na eleição presidencial norte-americana em 2008, onde podemos ver que foi um programa de marketing bem concebido e bem executado, que fez com que as pessoas cada vez mais se identificasse com ele.

Com esse exemplo citado acima, podemos perceber que o bom marketing não é acidental, ele é o resultado de um processo de planejamento muito cuidadoso, que utiliza ferramentas e técnicas disponíveis, e ao mesmo tempo, uma junção de “arte” e “ciência”, que os profissionais dessa área conseguem criar e encontrar novas soluções criativas, o que sem dúvidas é um grande desafio em meio às profundas mudanças no ambiente de marketing do século XXI.

A importância do marketing tem desempenhado um papel fundamental no enfrentamento de prosperar financeiramente uma organização até mesmo a sobreviver, uma vez que finanças, operações, contabilidade e outras funções organizacionais não irão ter sentido se não houver uma demanda por produto (bens e serviços) que seja o suficiente para se ter lucro. Por isso podemos observar que muitas vezes, o sucesso financeiro de uma empresa dependendo da habilidade e da sucessão das ações do departamento de marketing. Os próprios CEOs de organizações fortes no mercado, reconhecem o papel do marketing nas construções de marcas fortes e de uma base de clientes fiéis, que contribui no valor da empresa.

Um case citado no livro que acho importante contextualizar é acontecimento da empresa Domino’s que foi totalmente impactada por conta da sua equipe de marketing, que postaram um vídeo no Youtube que apareciam preparando sanduíches enquanto colocavam queijo no nariz e o violavam outros padrões de higiene, desse acontecimento a Domino’s aprendeu na pele uma importante lição sobre relações públicas, o que manjou a imagem da empresa de uma forma tão impactante que de positiva acabou se tornando negativa na percepção dos clientes.

Os profissionais de marketing devem decidir com quais recursos irão projetar um novo produto, analisando o mercado e descobrindo quais critérios irão ser impactado de forma positiva para o cliente, para que não ocorra o que aconteceu com a empresa Domino’s.

O escopo do marketing nada mais é do que ao se preparar para trabalhar com o marketing, você precisa entender o que é o marketing, como ele funciona, por quem ele é feito e que se aplica.

O marketing é um envolvimento entre a identificações e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das melhores identificações de marketing é “suprir necessidade gerando lucro”, só pela definição desse contexto podemos dizer que a administrar o marketing seria, selecionar o mercado alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entregar e saber comunicar a respeito de um valor superior ao cliente.

O marketing se aplica a bens, serviços, evento, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Tudo isso se aplica a partir do momento que o marketing se envolve na gestão das trocas de diferentes produtos mencionado acima.

O profissional de marketing é aquele que busca uma resposta de outra parte, se duas partes estão buscando vender algo uma para outra, ambas são consideradas profissionais de marketing. Os profissionais de marketing são capacitados para estimular a demanda pelo produto de uma empresa, mesmo que essa visão seja muito limitada, os gerentes de marketing são responsáveis por gerenciar a demanda. O mercado é muito abrangente por isso a pessoa de marketing precisa ter a visão do mercado que ela vai estimular uma organização para atender o objetivo daquele mercado especifico.

Para compreender a função de marketing, precisamos compreender a necessidades, desejos e demandas.

Necessidade são os requisitos básicos de qualquer ser humano, como ar, comida, água, roupa e um lugar para morar.

Desejo são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com