TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Taylorismo Organização do Trabalho

Por:   •  26/7/2021  •  Abstract  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Caio Mateus do Nascimento Pereira

Professora: Marileide Mota

Disciplina: Organização do trabalho

Taylorismo

O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra contratada. Foi desenvolvido no início do século XIX, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos produtivos fabris.

A principal característica dessa organização está relacionada ao aproveitamento máximo da mão de obra e ao surgimento da gestão científica. Portanto, este é um sistema de racionalização do trabalho concebido ao longo da linha científica. Dessa forma, todos os aspectos do trabalho devem ser pesquisados ​​e desenvolvidos cientificamente. Devemos enfatizar que o taylorismo não tem nada a ver com inovação tecnológica, mas com a possibilidade de controle da linha de produção. Através da padronização contínua, através do estabelecimento de um sistema de monitoramento e controle, a pessoa é finalmente transformada por uma parte da máquina. Taylor desenvolveu alguns trabalhos dedicados à gestão empresarial com o objetivo de buscar a eficiência do sistema produtivo. Um de seus maiores legados foi “Princípios da Administração Científica”, livro que basicamente expõe a crença de Taylor na racionalização do trabalho.

Embora a ideia de Taylor tenha gerado maior produtividade, maiores lucros para os empregadores e benefícios para os trabalhadores (como redução da jornada de trabalho e maiores salários), ela gerou preocupações sobre a exploração e mecanização do trabalhador. Muitas discussões, porque as atividades realizadas tornaram-se simples e repetitivo. A restrição de uma única função faz com que muitos trabalhadores se sintam robotizados e separados do sistema de produção. Os trabalhadores começaram a questionar suas funções e acreditaram que essa nova forma de organização era benéfica apenas para o empregador, tornando-os uma máquina no sistema produtivo, para que pudessem ser usados ​​e substituídos à vontade. As ideias dos trabalhadores são suprimidas e cabe à administração tomar decisões sobre a produção, o que também pode causar insatisfação e conflitos entre funcionários e empregadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com