TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Neoclássica

Por:   •  20/4/2019  •  Resenha  •  6.050 Palavras (25 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 25

VANESSA LEANDRO 2017.1 FAGA

Capitulos 7,8 e 9 - 2° PROVA TGA – TEORIA NEOCLÁSSICAS.

O termo Teoria é considerado um pouco exagerado pois os autores neoclássicos que formaram vários escolas com denominações diferentes.

Características da Teoria Neoclássica:

  1. Ênfase na prática da administração – Caracterizava-se por a busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se distancie das teorias da administração. Pois a teoria somente tem valor quando posta em pratica.
  2. Reafirmação relativa dos postulados clássicos. – O Neoclássico visa colocar as coisas em seu lugar, para isto para isso se utiliza de boa parte do que foi desenvolvido pela teoria Clássica, claro que reciclando boa parte desse material da teoria clássica, visando ampliá-lo para a visão da época atual, incluindo as estruturas da organização, as relações em linha de assessoria, problemas de autoridades e responsabilidades, departamentalização e demais conceitos.
  3. Ênfase nos princípios gerais de administração – Estabelecimento de comportamentos administrativos, o princípio da administração que os clássicos utilizavam como Lei são agora critérios neoclássicos, em busca de soluções práticas. O neoclassicismo preocupava-se em estabelecer princípios capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções.
  4. Ênfase nos objetivos e nos estudos -  A organização existe com fim de alcançar um objetivo e é em função do objetivo e dos resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Pois o objetivo são valores e/ou resultados visados pela organização, que espera alcança-los por a operação eficiente. São esses objetivos que justificam a existências das organizações. A teoria neoclássica ainda contém a Administração por objetivo (APO).
  5. Ecletismo da teoria neoclássica – Embora baseada na Teoria Classica, a Neoclassica é bem misturada, se ultilizando de outras teorias mais recentes, mesmo assim é configurada como T. Classica atualizada.

Administração como técnica social:

Para o Neoclassicismo a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo para um objetivo comum.” O bom administrador assim é considerado quando possibilita a seu grupo alcançar seus objetivos com o mínimo desperdício de recurso e esforços e com menor atrito com demais atividades comuns.

Aspectos administrativos comuns às organizações:

Drucker salienta 3 aspectos principais nas organizações:

  1. Objetivos – As organizações não vivem para sim, mas são um meio órgãos que visa a realização de uma tarefa. Sem a definição clara de um objetivo não haverá possibilidade de avaliar resultados ou sua eficiência. Além do que os objetivos são julgamento de valor daquela organização, são escalas de prioridades no atendimento de necessidades da comunidade da organização.
  2. Administração – Toda organização se diferencia por seus objetivos mas são muito semelhantes em sua administração. Todas exigem a reunião de pessoas atuando em conjunto e interagindo afim de um empreendimento comum.
  3. Desempenho individual – Onde encontra-se a menor diferença entre as organizações, este refere-se a eficácia de quem trabalha na organização. Pois as organizações por sí nada fazem, nada atuam, nada planejam, são apenas fictícias tudo depende do administrador, a parti do que ele age. Por isso os indivíduos que compõem devem ser eficiente para que a organização funcione e para suas necessidades de auto realização.

Eficácia – É a medida do alcance dos resultados.

Eficiência – É a medida de utilização de recurso nesses processo.

“Em termos econômicos, a eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto a eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas.”

Assim pode-se dizer que; Eficiência é uma relação entre custo e benefício, sendo assim é o custo aplicado e o resultado final obtido. (Razão entre esforço x Resultado; Despesa x receita; Custo x Benefício.)

É a melhor maneira que pode ser feito uma coisa, como produto, receitas, documentos desprendendo/desgastando o menor número possível de recursos como dinheiro, pessoas, maquinas, matéria prima.

A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima”

“Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”

Por isso uma pessoa/organização nem sempre é ao mesmo tempo eficiente e eficaz, pois esta pode ser eficaz e realizar sua tarefa de forma correta, sem prejuízos (Claro), mas levar o tempo total determinado, cumprindo apenas função, atividade desejada, já no caso da eficiência, seria o êxito na realização de uma atividade a se cumprir e “adicionais” como cumprimento desta meta antes do prazo, cumprimento de quantidade de produtos feitos com menor curto do que se visava que teria, fechamento de relatórios sem erros, antes do prazo e com tudo incluso, entre outros. 

[pic 1]

Princípios Básicos da organização;

“A organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços.”

  1. Divisão do trabalho – É a maneira a qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas. Com a divisão do trabalho a organização empresarial se desdobra em 3 níveis;
  1. Institucional – Composta por dirigentes e diretores.
  2. Intermediário – Composta por gerentes.
  3. Operacional – Composta por supervisores que administram e executam tarefas e operações da empresa.

  1. Especialização – Surge como consequência da divisão do trabalho pois cada órgão ou cargo passa a ter funções, tarefas especificas e especializadas. E o neoclassicismo preocupa-se com essa especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional.

  1. Hierarquia – As diversidades de funções impostas por a especialização da a necessidade de uma função de comando, que tem como missão dirigir todas as atividades para que essas cumpram suas missões, funções, atividades. Em toda organização tem-se a necessidade de uma hierarquia, que dividi a organização em níveis de autoridades. Na medida que se sobe a escala de hierarquia, aumenta a autoridade do administrador. (Pag.158) Autoridade de distingui em 3 níveis;
  1. Alocada em posição de organização e não em pessoa – a posição que ocupa é que dá a autoridade, não a pessoa.
  2. Autoridade aceita pelos subordinados – Aquele que os subordinados aceitam a autoridade por acreditam que ele tem esse direito legitimo, dado pela organização, de dar ordens e esperar seu cumprimento.
  3. Flui a baixo por meio de hierarquia verticalizada – Flui do topo até a base da organização, e as posições do topo possuem maior autoridade.
  1.  Responsabilidade – Este é o outro lado da hierarquia, é o dever de desenhar a tarefa ou atividade a qual a pessoa foi designada.

“Para os autores neoclássicos, a responsabilidade provém da relação superior-subordinado e do fato de alguém ter autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas. É a relação contratual, pela qual o subordinado concorda em executar certos serviços em troca de retribuições ou compensação monetária. A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize tais deveres.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (776.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com