TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria da Administração

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

Antecedentes Históricos da Administração

Influência dos Filósofos

Segundo Sócrates a administração é como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão, discípulo de Sócrates, ao analisar os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego, expõe a forma democrática de governo como a preferida na administração dos negócios públicos.

Aristóteles, discípulo de Platão, distingui três formas de administração pública:

  1. Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania)
  2. Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia)
  3. Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

Thomas Hobbes, defende o governo absoluto como uma forma de organizar a vida social e garantir a paz através da imposição de ordens pelo poder a ele conferido.

Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a Teoria do Contrato Social: o Estado surge a partir de um acordo de vontades. Contrato Social ée um acordo entre os membros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade de um governo, regime político ou conjunto de leis ou regras sobre todos de modo igual.

Karl Marx e Frederick Engels, propõe uma teoria econômica do Estado. O Estado vem a ser uma ordem coativa imposta por uma classe social exploradora. O marxismo foi a primeira ideologia a afirma o estudo das leis objetivas do desenvolvimento econômico da sociedade em oposição a ideias metafisicas.

Influência da Organização da Igreja Católica

As normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos Estados para as Instituições da Igreja Católica e da organização miliar.

A Igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um estado maior (assessoria) e uma condenação funcional para assegurar integração. – Atua com uma só cabeça executiva, o PAPA.

Influência da Organização Militar

Generais: Sun Tzu, Napoleão Bonaparte, Carl von Clausewitz (Pai do pensamento estratégico).

A escala hierárquica é um aspecto típico da organização militar utilizada em várias outras organizações de hoje.

A delegação de funções e autoridades, planejamentos estratégicos, análises dos pontos fracos e fortes da concorrência, organização do exército, novos princípios de organização, controle centralizado em paralelo com operações no campo descentralizadas, princípio de direção (saber o que se espera e aquilo que deve fazer).

Clausewitz considerava a disciplina um requisito básico para uma boa organização. Uma organização requer um cuidados planejamento, no qual as decisões devem ser cientificas, e não apenas intuitivas. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de maneira a minimizar seus efeitos.

Influência das Ciências

Francis Bacon, fundador da lógica moderna, baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório.  Princípio da do principal sobre o acessório.

Rene Descartes, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a matemática e a geometria da época. Seus princípios:

  • Dúvida sistemática ou da evidência - evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.
  • Análise ou de decomposição – dividir e decompor cada dificuldade ou problemas em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias para a sua compreensão e solução para resolvê-las rapidamente.
  • Síntese ou da composição – conduzir ordenadamente os pensamentos e o raciocínio, começando dos mais fáceis para os difíceis.
  • Enumeração ou da verificação – fazer verificações, recontagens e revisões para assegurar que nada foi omitido ou deixado de lado.

Teoria cartesiana com a predominância da análise e divisão do trabalho teve influência na administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas.

Galileu Galilei (pai da ciência moderna) mostrou que Aristóteles estava errado. Partiu de observações isoladas para estabelecer leis capazes de prever acontecimentos futuros e criou condições para o surgimento da física newtoniana (teoria) – por seu racionalismo, exatidão, causalidade e mecanismo.  

Para Sir Isaac Newtons, o mundo físico era um mundo ordenado, lógico e matematicamente previsível.

 Ao comparar estudos da teoria de Newton e de Galilei, um mundo físico existe uma variedade de forças, com a administração, algumas forças que nela existe – econômica, tecnológicas, culturais, sociais, demográficas, políticas, etc. essas forças atuam sobre organizações, pessoas, valores, processos, etc. A administração como a ciência permite saber o que acontecer na organização quando se estuda e entendem as forças envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com