TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teorias Clássicas da Administração

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Católica de Brasília – UCB

Professor (a): Fabiana Bandeira

Aluno (a): Karen de Almeida Campeche

Atividade Supervisionada I

Administração Científica (Taylorismos)

É um modelo de Administração no qual se baseia na aplicação do método cientifico, com intuito de garantir melhores custos/benefícios ao sistema produtivo, ele relaciona a produtividade máxima dos trabalhadores dentro de uma produção com o menor tempo possível sem elevar os custos de produção. Foi criado pelo americano Frederick Taylor no fim do século XIX e início do século XX.

Taylor observou as falhas do sistema administrativo da época:

- Os métodos de trabalho não tinham um padrão;

- Os administradores não conheciam o trabalho dos operários;

- A forma de remuneração.

Sendo assim ele propõe como forma de solução para as falhas do antigo sistema a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimento, a organização racional do trabalho que era de forma geral uma metodologia a ser seguida por todos os operários com uma padronização dos métodos e das ferramentas, cada operário faria aquilo que tinha mais facilidade de fazer e teria um treinamento direcionado para aquela área em específico (divisão do trabalho), a remuneração deveria ser de acordo com a produção, ou seja, quanto mais produzisse mais ganharia.

O Taylorismo ficou conhecido por tornar a administração/gestão mais eficiente, pelo fato de se basear em planejamentos por meio de estudos de tempos e movimentos na produção. Antes dele a abordagem clássica da administração, se baseava em experiências empíricas. Sendo assim ele trouxe com suas ideias alguns princípios que são eles:

Princípio de planejamento: substituiu os métodos empíricos por procedimentos científicos. O trabalho precisa ser planejado e testado.

Princípio de preparo dos trabalhadores: para que os mesmo tenham melhor desempenho devem ser treinados e preparados, dentro de suas aptidões (aquilo que fazem melhor).

Princípio de controle: manter o controle do desenvolvimento do trabalho para que o mesmo esteja sendo executado da forma que foi imposta e dentro das metas.

Princípio da execução: atribuir responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada.

A teoria proposta por Taylor trouxe/causou uma verdadeira revolução no sistema administrativo/produtivo como um todo, e é sem dúvidas uma das grandes precursoras da Teoria Administrativa. No entanto ela também teve suas críticas, sendo a principal a falta de consideração com as necessidades sociais.

Teoria Clássica (Henri Fayol)

Enquanto no Taylorismo as preocupações eram com as tarefas executadas pelos operários, Fayol se preocupava com os níveis hierárquicos de uma empresa, levando em consideração a gestão e o controle adequado como chave do sucesso organizacional. Tem como objetivo organizar a empresa e definir o papel do gerente/administrador.

Segundo Fayol toda empresa apresenta seis funções, a saber:

- Técnicas (produção de bens e serviços), comerciais (compra, venda, e permutação), financeiras (procura e gerência de capitais), segurança (proteção e preservação dos bens e das pessoas), contábeis (inventários, registros, balanços, custos e estatísticas) e administrativas (coordenam e sincronizam as outras funções).

Fayol tem como definição para a administração o POCCC (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), sem eles a organização uma hora para de funcionar.

São os seguintes os princípios básicos da administração para Fayol:

- Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando (autoridade única), unidade de direção (apenas uma pessoas comanda um conjunto de atividades com mesmo objetivo), subordinação dos interesses individuais aos gerais (os interesses gerais da empresa são mais importantes), remuneração do pessoal, centralização (a autoridade se concentra no topo), cadeia escolar (a autoridade vai do mais alto para o mais baixo), ordem, equidade (tratamento igualitário), estabilidade do pessoal (quanto mais tempo uma pessoa permanece em seu cargo melhor, pois mandar muitas pessoas embora é prejudicial para a empresa), iniciativa, espírito de equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com