TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Unidades de Gestão

Por:   •  5/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 13

Gestão

Unidade 1

A visão sistêmica da administração de operações, onde essa administração é estabelecida pelo processo de transformação, cujo propósito está ligado aos seus recursos de entrada (inputs) convertidos em saídas (outputs) ou produtos. Também é necessário entender que existem algumas diferenças entre produtos e serviços.

A partir do avanço de seus estudos administrativos e com a melhoria da produtividade, os administradores começaram a considerar a organização como um todo, e, assim, puderam obter uma ideia geral da classificação dos sistemas e dos modos adequados de geri-los com eficácia.

Contudo, o que a classificação dos sistemas de produção implica? Nos sistemas de planejamento, planejar e organizar são a essência da administração. Percebemos a combinação dos sistemas de produção com os sistemas de planejamento. Por exemplo: o sistema de produção por projetos, no qual preponderam as atividades, emprega como técnica de planejamento o método Program Evaluation and Review Tecnique (PERT-CPM), tema que será abordado na Unidade 2.

Unidade 2 - o planejamento de projetos usando o PERT. Trata-se de um sistema de produção por projetos que irá produzir uma saída ou um produto, geralmente denominado projeto. Suas características preponderantes e mais visíveis são o tempo de execução e o caráter de singularidade.

 Essas características fazem com que o projeto se diferencie, por exemplo, da produção na qual se obtém uma série de produtos semelhantes. Mesmo que se esteja falando em um conjunto habitacional – que, em uma gleba qualquer de terra sejam construídas mil unidades de casas populares –, o produto do projeto é o conjunto dessas casas como um todo e não a casa em si. 

No entanto, nessa técnica de planejamento (PERT), dependendo do que se queira "focalizar", o conjunto 18 © Análise de Operações de aviões ou de máquinas, por exemplo, pode ser entendido como um projeto ou como uma produção de pequeno lote.

Todo e qualquer projeto se baseia em uma lista de atividades com um plano de ações em que estão definidas a duração, a relação de atividades sucessoras e uma matriz de responsabilidades associada. Com esses elementos combinados, cria-se o diagrama de rede do projeto, que é a ferramenta mais importante para a análise no planejamento de projeto. É do diagrama de redes que se extraem informações sobre o caminho crítico (PRADO, 2004). Em um diagrama de rede existem elementos apresentados em sequência.

O Microsoft Project é um aplicativo de gerenciamento de projetos utilizado para planejar, programar e representar graficamente as informações de projetos. Existem diversos outros programas com essa finalidade. Entretanto, o Project se tornou a plataforma mais conhecida do mercado e também a mais simples: Selecione o botão INICIAR na Barra de Tarefas. Em seguida, selecione o menu PROGRAMAS, MICROSOFT OFFICE e o item MICROSOFT PROJECT.

O Project não cria atividades fantasmas. O diagrama PERT exibe o projeto com as tarefas em caixas ou nós. As linhas entre os nós representam elos entre as tarefas sucessoras e predecessoras.

Unidade 3 – Noções de Mercado

Segundo Cobra (2007, p. 45), existem diversas definições para mercado, como: relação estabelecida entre oferta e demanda de determinado produto, serviço ou bem. •

 Conjunto de normas, costumes e elementos que aproximam vendedores e compradores para a realização de trocas entre si. • Em sentido estritamente espacial, refere-se ao local no qual são realizadas as negociações e operações de compra e venda de bens e serviços ou títulos.

Ficaremos com a seguinte: “Mercado é o segmento de pessoas, empresas ou área geográfica no qual estão os consumidores e prospectos de uma empresa ou marca” (COBRA, 1992, p.45).

Essas definições nos interessam, pois é o mercado consumidor quem define a demanda. 101 Claretiano - Centro Universitário © U3 - Noções sobre Mercado Entender o mercado é o primeiro passo para entender a empresa e, consequentemente, a análise de operações. No entanto, entender o mercado não é uma atividade simples, pois reúne diversas áreas de conhecimento.

As empresas não devem atuar apenas como produtoras de bens e serviços, mas também como empreendedoras voltadas para a satisfação dos clientes. Afinal, "os clientes são os maiores ativos da empresa, pois, sem eles, a empresa não existe", diz Leboeuf (1996, p. 13).

Os clientes de hoje não se satisfazem somente com produtos de qualidade, estão se tornando cada vez mais exigentes quanto aos serviços prestados pelas organizações. Swift (2001, p. 30) classifica-os da seguinte forma

: 1) Cliente de varejo: aquele que compra o produto ou o serviço final e que, normalmente, é representado por um indivíduo ou uma família.

2) Cliente empresa: o cliente que compra o produto de uma empresa, adiciona esse produto ao produto que ele fabrica, para venda a outro cliente ou empresa.

3) Cliente distribuidor: trata-se de pessoa ou organização que compra o produto da empresa para vender ou para utilizá-lo como seu representante / ponto de venda nessa área

. 4) Cliente interno: refere-se à pessoa ou à unidade de negócio dentro da empresa que precisa do produto ou serviço dessa empresa para obter sucesso nos próprios objetivos de negócio. Esse, entretanto, é o cliente mais ignorado de uma organização e o mais lucrativo ao longo do tempo.

De maneira geral, o cliente deve necessariamente ocupar as prioridades de negócio da empresa. A satisfação do cliente, independentemente da sua, é fator-chave para o sucesso de qualquer organização que queira continuar competindo no mercado global. Apesar de ser de conhecimento de todos que cliente e consumidor são conceitos diferentes, em nosso estudo, utilizaremos as duas abordagens indistintamente.

O QFD é uma técnica que parte da “voz dos clientes” para criar especificações de engenharia, definindo os parâmetros de qualidade do produto a partir da comparação com os competidores dos mesmos produtos ou serviços.

Mirshawka (1994) afirma que as preocupações do QFD são: • descobrir a natureza das correlações entre os itens "como"; • conseguir uma lista completa dos itens “que”; • obter os melhores valores para os itens “quanto”.

Esquema chamado “a casa da qualidade” do QFD. Nesse esquema, os pontos importantes são: 1) Requisitos do cliente: lista do que os clientes esperam do produto ou serviço (área 1 ). 2) Grau de importância: gradua os requisitos do cliente em uma escala de 1 a 5 (área 2). 3) Nossa empresa hoje: avalia onde a empresa está na opinião dos clientes, em uma escala de 1 a 5 (área 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com