TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo diversao em primeiro lugar

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 3

Na reportagem realizada por Florencia Lafuente, na HSM Management em 2008 podemos notar uma companhia aérea divertida mas ao mesmo tempo preocupada com resultados. Está empresa é a Southwest, uma companhia aérea com sede central em Dallas, sede essa que mais parece uma república de estudantes do que uma empresa. Mesmo com essa descontração e até mesmo sendo chamada de “estilo de bobo” pelos concorrentes, na verdade é a sexta companhia aérea dos estados unidos em milhas voadas por passageiro e é rentável desde a sua fundação em 1971.

A Southwest é conhecida como uma empresa de linha aérea de baixo custo e causa uma consequência catastrófica por onde passa, pois em cada aeroporto em que se instala ela aumenta o tráfego e as tarifas caem drasticamente, conhecido como “efeito Southwest”.

Lafuente acredita quem o responsável por todo esse sucesso da companha é o até então diretor Herbert Kelleher, pois ergueu a empresa em dois pilares: a diversão e a ideia de urgência permanente, fazendo com que autorizasse todo orçamento superior a mil dólares, para garantir total eficiência nos gastos.

Essa eficiência é encontrada em todos os fatores da empresa desde a não participação em serviços de reserva online, não oferecendo serviços extras nos vôos, até a eliminação do cartão de embarque de papel para um passe de plástico reutilizável. Segundo Florencia cada milha percorrida por passageiro custa a empresa cerca de 50% menos do que as demais operadoras do setor.

Já para Kelleher o segredo desse sucesso é fazer com que os funcionários se sintam membros de uma grande família, isso é um fator que os concorrentes não entendem ser impossível de se copias, isto é as pessoas. Este sentimento de família é tão claro que mesmo com a crise após os ataques terroristas no EUA a Southwest foi a única empresa a não reduzir serviços ou demitir funcionários.

De acordo com Lafuente a Southwest se baseia em uma operação enxuta, onde criou o modelo “ponto a ponto”, modelo esse pensado para transitar em aeroportos secundários, mas sustentar esse esquema é um grande desafio segundo ele, só sendo possível porque os funcionários trabalham em uma grande equipe, no qual todos se auxiliam.

Florencia mostra que a empresa realiza vários tipos de medições de desempenho para acompanhar seu nível de eficiência: o cumprimento dos horários, o cuidado com o manejo dos equipamentos e as queixas dos clientes; a empresa só trabalha com um tipo de aeronave, para que assim todos saibam perfeitamente como funcionam os equipamentos.

Quando a empresa realiza as punições não é com o objetivo de castigar os culpados, mas sim de estimular o trabalho em equipe para melhorar a coordenação.

No quesito contratação Florencia é categórico: a Southwest contrata pessoas pela sua atitude, e principalmente contrata pessoas que conseguem rir de si mesmas.

Para a Southwest o funcionário vem em primeiro lugar, depois vem os clientes e por último os acionistas. Para Kelleher a empresa só pode decidir como tratar os funcionários, pois são os funcionários que decidem como tratar os clientes.

Por esses e outros motivos que a Southwest é vista como uma das melhores empresas para se trabalhar e também é vista como uma empresa que mesmo com diversas crises no mercado consegue manter sua equipe e manter sua rentabilidade intacta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com