TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Responsabilidade Social

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo de responsabilidade social.

Relação com os clientes – O instituído Ethos: exige que as empresas façam investimentos permanentes nos desenvolvimentos dos produtos e serviços que os mesmos sejam confiáveis e que minimizem danos à saúde dos usuários, a publicidade dos produtos deve garantir informações detalhadas nas embalagens e o suporte ao atendimento do cliente deve ser assegurado antes, durantes e depois do consumo. Todas as empresas devem buscar satisfação e as necessidade de seus clientes.

Atualmente é fundamental associarmos às estratégias com a responsabilidade social para criar uma imagem de credibilidade e confiança da empresa perante aos clientes.

Responsabilidade na gestão do relacionamento com os clientes  

  1. Política de comunicação comercial
  2. Excelência de atendimento
  3. Conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais dos produtos e serviços.

Estratégias genéricas podem ser usadas para a melhor gestão: tratamento diferenciado, informações precisas, foco centrado nos clientes oferecendo um produto direcionado.

Política de comunicação comercial – é o conjunto sistematizado de princípios, valores, posturas, estratégias e diretrizes que objetivam orientar o relacionamento de uma organização com os stakeholders.

Excelência de atendimento – a empresa deve ter o compromisso de melhorar continuamente seu atendimento a implantar também outras melhorias em seus produtos. Todas as áreas da empresa precisam se envolver na busca para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Ex: possuir atendimento receptivo/ fácil acesso ao serviço.

Conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais e serviços - Antes da criação da cultura ética e socialmente responsável é preciso conhecer os efeitos dos produtos e serviços e acompanhar o impacto dessas atividades na sociedade. É importante realizar pesquisas técnicas, divulgando essas informações para os parceiros comerciais e medidas preventivas ou corretivas com agilidade. EX: realizar estudos e pesquisas sobre danos potenciai em relação aos produtos e serviços/ ter um compromisso de transparência para o consumidor (embalagem de cigarros).

Relação com a comunidade e com o fornecedor

As empresas gerenciam suas relações com a comunidade em dois tipos de natureza.

  1. Direta- através de projetos sociais próprios
  2. Indireta – por meio de doações

As empresas ajudam a comunidade com o objetivo de ser mais conhecida no mercado em que atua.

Os alvos das ações são focalizados em comunidade e população-alvo as naturezas de ações são fomento ao desenvolvimento social e voluntariado. Os impactos dessas ações são contribuir com a qualidade de vida da população e no desenvolvimento sustentável da comunidade.

Responsabilidade social com fornecedores

A escolha do fornecedor precisa ser rigorosa, pois sua participação e comprometimento implicam nos seguintes aspectos:

  • Cumprimento de prazo de matéria prima ou serviços
  • Atendimento de qualidade
  • Responsabilidade e cuidado com o meio ambiente
  • No relacionamento com seus empregados
  • O trabalho infantil ou escravo que não deve ser incentivado pelas organizações.

Ethos diz:  empresa deve incentivar seus fornecedores e parceiros a aderir compromissos perante a sociedade, exigindo, por exemplo, certos padrões de conduta nas relações com os trabalhadores e com o meio ambiente.

Responsabilidade com o governo e a sociedade

Responsabilidade social é uma forma de conduzir o negócio, ou seja, é a maneira como a organização se torna parceira. Uma empresa sustentável é aquela que possui capacidade de ouvir os interesses de todos seus stakeholders e conseguir incorpora-los no planejamento de suas atividades, buscando atender a todos e não somente seus acionistas.

Transparência e ética empresarial

A sociedade atual espera e exige comportamento ético das empresas, agir com “compliance” (dentro das normas internas e externas) hoje é a única forma de obter lucro com respaldo da moral.

Governo e sociedade

Responsabilidade social começa onde a obrigação legal termina.

As empresas devem ser transparentes e cuidadosas em relação ao apoio em campanhas políticas, pois podem gerar desconfianças.

Transparência Política

Contribuições para campanhas políticas, a transparência das empresas em relação a esses critérios e doações devem ser um importante fator de preservação do caráter ético da atuação da empresa.

Campanhas políticas atuais

Os candidatos são impedidos de financiar a própria campanha.

Influência social

Cabe a empresa socialmente responsável buscar e participar de associações, sindicatos e fóruns empresariais. Impulsionando a elaboração conjunta de propostas de interesse público de caráter social.

As 5 dimensões da ética empresarial

[pic 1]

DIMENSÃO 2– RESPEITO À MULTICULTURA - As pessoas que formam a empresa, devem ter um olhar e agir de forma sustentável, do ponto de vista social, ambiental e econômico e considerando a multicultura certamente estarão respeitando aspectos como:

•A vida;

•A valorização do indivíduo;

•O ecossistema;

•As diferenças culturais, religiosas, étnico-raciais e outras.  

Este olhar multicultural deve ser abrangente, sistêmico, ou seja, considerar que a sociedade é globalizada e que está em constante evolução, logo deve ser construído por meio de políticas sempre revistas e disseminadas.

DIMENSÃO 3– APRENDIZADO CONTÍNUO

A educação e o aprendizado contínuo, inclusive intensa atualização, são necessários para acompanhar as novas realidades sociais e até os possíveis impactos sociais. Se a sociedade se desenvolve o acompanhamento das questões éticas, também, deve se desenvolver.

DIMENSÃO 4 – INOVAÇÃO

Com a dimensão anterior que contempla a Educação e Aprendizado Contínuo, a Inovação deve ser uma consequência, mas tem que ser incentivada pelas organizações. A inovação deve ser considerada uma das dimensões da ética empresarial, pois é necessária para desenvolver novas tecnologias e processos éticos capazes de contribuir com a sociedade

DIMENSÃO 5 – GOVERNANÇA CORPORATIVA

Conforme o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (340.4 Kb)   docx (729.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com