TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Quem Mexeu no Meu Queijo?

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O livro começa contando a história de um almoço marcado em um domingo em Chicago entre vários amigos que há muito tempo não se viam, mais precisamente, desde a época em que completaram o secundário. As intenções deste reunião era matar a saudade e colocar a conversa em dia. Todos tinham curiosidade em saber como estavam seus antigos colegas, trabalho, casamento, filhos, e assim por diante... No decorrer da descontraída conversa, começaram a conversar sobre o medo de mudar e o quanto isto já os tinham prejudicando. Eis que um dos colegas chamado Michael conta suas experiências sobre este medo que ele e a Empresa em que trabalha tiveram, e como conseguiram superá-lo. Também fala que o principal fator que determinou a mudança dele e de sua Empresa foi leitura de uma história chamada: Quem mexeu no meu Queijo?. Todos ficaram curiosos e pediram que ele contasse a história, e o pedido foi realizado.

A história narra a vida de quatro personagens, todos com características diferentes. Os personagens são dois ratos chamados Sniff e Scurry e dois duendes tão pequenos quanto os ratos, chamados Hem e Haw. Sniff tem a habilidade de perceber as mudanças rapidamente, enquanto Scurry saia correndo em atividade. Já o duende Hem não aceitava mudanças, na sua opinião, qualquer alteração só poderia piorar as coisas, mas seu amigo Haw pensava diferente, este tinha a capacidade de se adaptar a mudanças, quando percebe que elas podem levá-lo a algo melhor.

Todos os dias estes quatro personagens procuravam, em um enorme labirinto cheio de dificuldades, seu próprio queijo especial. O queijo nesta história representa aquilo que julgamos nos tornar felizes e bem sucedidos, enquanto o labirinto representa os obstáculos que enfrentamos no decorrer de toda a nossa vida.

A busca pelo queijo especial era mais simples para os ratos do que para os duendes, pois seus cérebros eram menos complexos e o procuravam utilizando o método da tentativa-e-erro, ou seja, saiam em busca do queijo pelos corredores e se não o encontrassem o buscavam em novos corredores. Já os duendes Hem e Haw buscavam o queijo utilizando sua habilidade de pensar e raciocinar, o que tornava a vida no labirinto mais difícil e desafiadora.

Mas um certo dia todos os nossos quatro personagens encontraram o seu queijo especial em um lugar chamado ‘Posto C’. Ao passar dos tempos duas rotinas foram se firmando no Posto C. A rotina dos ratos que todos os dias saiam de suas casas e iam correndo até o Posto C para se alimentar, e ao chegar lá faziam uma inspeção para ver se havia tido alguma mudança. E a rotina dos duendes que estavam tão satisfeitos com o queijo encontrado que nada mais os preocupava. Para eles, aquele queijo sempre estaria ali, e nada poderia modificar este quadro.

Mas ao passar dos dias, o queijo foi diminuindo para as duas duplas até que se acabou. Os ratos que estavam sempre preparados para as mudanças não se surpreenderam e se mudaram para outro posto, o qual já haviam encontrado dias atrás, quando perceberam que o estoque naquele posto estava se acabando. Já os duendes que não estavam preparados para isso, ficaram chocados ao descobrir que não havia mais queijo no Posto C.

Deste dia em diante, muitos problemas começaram a atormentar a vida dos duendes. Não achavam justo que tomassem o queijo de suas mãos, para eles, o queijo do Posto C já era direito adquirido e nada podia fazer com que o queijo saísse dali.

Mas no decorrer dos dias, Haw se deu conta de que não podia mais ficar ali, tinha que fazer alguma coisa e decidiu que sairia em busca do novo queijo onde quer que ele estivesse. Insistiu para que seu amigo o acompanhasse nesta jornada mais foi em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com