TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: Quem Mexeu no Meu Queijo

Por:   •  18/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo sobre o livro: Quem mexeu no meu queijo

JOSEDALVA FARIAS DOS SANTOS[1]

WILSON RODRIGUES ROCHA[2] 

 

O referido resumo  utiliza o texto básico do livro: “Spencer Johson. Quem mexeu no meu Queijo? 1a ed. tradução de Maria Clara de Biase (tradução) 4a tiragem – Rio de Janeiro: Record, 2000.

O livro “Quem Mexeu no Meu Queijo”, escrito por Spencer Johnson, publicado em 1998, é um livro de destaque, pois é muito utilizado na literatura. O livro narra de forma lúdica a história dos personagens: Hem e Haw,( duendes)e Sniff e Scurry, ( ratinhos) e traz um aprendizado  do quanto é importante nos  adaptarmos  às mudanças da vida para alcançarmos nossos  objetivos e nos  desenvolvermos.

A referida publicação traz uma linguagem clara e objetiva e narra a história desses  quatro personagens, ambos tem o mesmo objetivo , ou seja,  querem a mesma coisa que é encontrar o queijo dentro de um labirinto. Percebe-se que o autor tenta nos demonstrar que  o queijo representa os nossos sonhos, enquanto o labirinto é o lugar onde se busca a sua  realização. Na história, tudo parece muito simples, mas muitas mudanças ocorrem e é essa reação provocada pelos personagens.

Diariamente, Hem, Haw, Sniff e Scurry saem de suas casas e vão em direção ao labirinto a procura do queijo. Eles andam em duplas e cada um tem,  uma tática diferente para alcançar o objetivo esperados. Os ratos, por possuírem um cérebro mais simples, utilizam o método da tentativa e do  erro. Já os duendes, devido suas  habilidades de raciocínio avançadas, usavam métodos mais sofisticados.

Os duendes pelo fato de pensarem demais ,  se deixavam levar por crenças limitantes, que atrapalhavam seu julgamento e comprometiam o desempenho. Já os ratos,  não possuiam esse tipo de problema, pois pensavam  de maneira simples e objetiva.

Um dia, todos se encontraram queijo em determinada região do labirinto e se acostumaram a ir até lá todos os dias para comer. Os ratos, mantinham-se em alerta, enquanto os duendes entraram na zona de conforto, acreditaram  que o queijo encontrado era um direito adquirido e que não precisavam se esforçar para continuar desfrutando dele.

Quando o queijo acabou,  os ratos partiram em busca de novos espaços do labirinto, pois tinham  ciência, de que isso poderia acontecer a qualquer momento, já os duendes , ficaram revoltados, afinal, não achavam justo que o queijo que eles se esforçaram tanto para encontrar simplesmente acabasse. A partir daí, cada personagem começa a demonstrar ainda mais o seu perfil, gerando cada vez mais identificação com o leitor. A leitura do livro nos deixa diversas lições:

O autor  se utiliza de metáforas para ensinar lições que poderão ser aplicada em nosso vidada poderosas que podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto profissional

A mudança é algo que está presente em nossas vidas e sempre irá sempre  acontecer, pois ela faz parte de nossas  vidas. Quando  encontrarmos  o queijo,  ou alcançar um objetivo, nunca devemos nos conformar e achar que temos direito adquirido .Portanto , esteja preparado e saiba abraçar o novo .Os duendes  começaram a desfrutar de todo  queijo, acreditando que ele não iria acabar. Ao perceberem que o queijo tinha acabado, os duendes se revoltaram e não queriam se conformar com o acontecimento. Isso nos mostra que para nos adaptarmos a novas mudanças , as novas realidades devemos deixar  as perdas no passado e buscarmos novos sonhos, novas conquistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com