TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro os Quatros segredos do Sucesso

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.142 Palavras (21 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 21


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        

2 INTRODUÇÃO        

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

4 DESENVOLVIMENTO        

4.1 RESULTADOS OBTIDOS POR ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................. 16

APRESENTAÇÃO

A interdisciplinaridade é um componente essencial na formação acadêmica. O Projeto Pedagógico de um curso de graduação deve ser elaborado de forma articulada, onde os conteúdos se completam e se complementam, superando principalmente o isolacionismo e a fragmentação das disciplinas.

O trabalho interdisciplinar se apresenta como uma possibilidade para os discentes do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Única de Ipatinga vivenciar a articulação das disciplinas estudadas, concebendo o conhecimento na perspectiva da totalidade.

Este trabalho faz parte do projeto pedagógico de todos os cursos da Faculdade Única de Ipatinga e integra a filosofia acadêmica da instituição. De forma que todos, tanto alunos quanto professores, devem participar deste processo. Ele deve englobar todas as disciplinas que integram o período em curso, no qual o aluno se encontra regularmente matriculado (com exceções que devem ser regulamentadas pelo Colegiado de Curso).

Nesta perspectiva, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Única de Ipatinga propõe desenvolver um trabalho Interdisciplinar entre as disciplinas do período como estratégia de concretização do princípio da totalidade do conhecimento proposta em seu projeto pedagógico.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma obra literária, os4 (quatro) Segredos do Sucesso do escritor John Calvin Maxwell, um dos maiores treinadores de líderes da atualidade, reúne as quatro chaves do sucesso: liderança, capacitação, atitude e relacionamento, no qual todo profissional bem-sucedido precisa desenvolver.

Maxwell ensina a desenvolver a capacidade de liderança, mostrando que liderar é muito mais do que dar ordens, e quando um líder se dedica no processo de capacitação, o nível de desempenho dentro de toda organização aumenta radicalmente, ou seja, o sucesso pode ser definido como a utilização máxima das habilidades dos que o rodeiam. Outro ponto a ser destacado é que um líder não pode ignorar as atitudes de seus liderados na jornada do sucesso. Sua atitude é o que determina o caminho, e o sucesso não é alcançado sozinho, pois é necessário estabelecer relacionamentos positivos.

O trabalho procura apresentar de forma resumida, as principais ideias do livro. Para tanto, optou-se por obedecer a ordem de divisão da obra, ou seja, apresenta 4 (quatro) momentos nos quais abordará as fases da formação de um líder. A análise do livro foi realizada através de leitura e interpretação para a estruturação do exposto, que visou integrar as disciplinas do 2º período de Ciências Contábeis da Faculdade Única de Ipatinga, sendo elas: Teorias da Administração, com o processo e desenvolvimento de uma organização. Matemática, com a análise e interpretação dos gráficos que enfatizam a eficácia e eficiência de um líder. Instituições do Direito, com o exemplo de regras e condutas que regem a disciplinaridade do sucesso. E por fim Contabilidade Básica II com os princípios contábeis e a impossibilidade de projetar o valor de um líder. Que sãoimportantes para o bom desempenho das atividades de um contador, no contexto da sociedade atual.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Liderança

O tema liderança provoca grande interesse, tanto para aqueles que lideram como para os que são liderados. Este interesse possibilitou ao longo dos tempos, inúmeras investigações a partir dos mais diferentes enfoques, e, como consequência, trouxe à luz do conhecimento científico as mais variadas inferências. Nota-se, então, no momento atual, incontáveis conceitos, muitas vezes até mesmo contraditórios, emitidos pelos pesquisadores.

É um conceito controverso e de difícil definição (John C.Maxwell, 2008).

3.2 Conceitos de Liderança

Bardwick e Hesselbein(1996) retrata a situação atual como advento da globalização e da tecnologia da informação onde a distância e o tempo foram diminuídos gerando a necessidade de adaptação às mudanças constantes e fazendo da liderança um diferencial na medida em que pode-se enxergar mais oportunidades do que ameaças. Limongi-França e Arellano Fleury (2000), diz que a “liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas”, e acrescenta, “o núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social”. Para Tead Campos (1989), “liderança consiste na atividade de influenciar as pessoas para que cooperem em favor de uma finalidade que venham a julgar desejável”. O que sugere dois pressupostos:

 • Que o líder deve ser capaz de servir como exemplo, ser responsável, e agir em busca dos resultados.

• Os seguidores devem ter vontade, estar motivados a fazer o que precisa ser feito. Por fim, foi eleita, a definição mais simples e abrangente da liderança fornecida por Drucker in Hesselbein (1996), ao expor a ideia da figura do líder: “É alguém!”.

3.3 Evoluções do estudo sobre Liderança

Talvez uma das primeiras pessoas que tenha dado início à discussão sobre liderança tenha sido Machiavelli, no século XVI, ao analisar a relação entre o princípio e o oportunismo, que teria servido como guia para o príncipe nos Estados da Itália Medieval (SMITH e PETERSON, 1994).

 Embora Stogdill apud Bergamini (1994), acredite que a discussão sobre o tema tenha aparecido por volta do século XII, quando Platão e outros pensadores já ressaltavam suas preocupações ao filosofar sobre a adequada educação e treinamento de seus líderes políticos, o termo liderança, no entanto, vem sendo utilizado há aproximadamente duzentos anos pela ciência.

Segundo Bergamini (1994), os primeiros trabalhos publicados especialmente sobre este assunto datam do século XX, e a partir daí iniciou-se um processo evolutivo no estudo deste tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (332.6 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com