TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto: Introdução a filosofia

Por:   •  11/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

LUCKESI, Cipriano Carlos: Introdução a filosofia, aprendendo a pensar. PASSOS, Elizete Silva, 6. ed./ São Paulo: Cortez,2009.p.73-90.

Filosofia: elucidações conceituais

Até os dias de hoje persiste a discussão sobre a importância da filosofia. A origem desse fato deve-se a questionamentos sobre a pertinência de outras ciências como a física, química, matemática, biologia, etc. Para a sociedade essas ciências já estão consagradas e não resta mais dúvida perante a elas. Entretanto a filosofia é e sempre foi questionada, tanto pelo seu objeto de estudo, quanto pela sua utilidade, geralmente esse questionamento é feito pelas pessoas de mentes mais ignorantes e alienadas.

A filosofia é uma ciência que, diferente da maioria, não apresenta resultados imediatos e nem tecnológicos, o que ofusca um pouco sua visibilidade. Os efeitos da filosofia veem-se na cultura de um povo, abrindo sua mente e dando-lhe visão.

Algumas pessoas consideram a filosofia como algo inútil, outras até levam-na em consideração, porém não a levam tão a sério quanto deveriam. Enquanto isso tem quem acredita que a filosofia é, de certa forma, perigosa nas mãos dos cidadãos, e querem aboli-la. Porém o real significado da filosofia seria uma forma de entendimento da realidade, dando ao ser humano uma orientação para suas ações, tanto sociais quanto pessoais.

De tanto discutir se a filosofia é ou não relevante para a vida humana e questionar sua importância como ciência, que se esqueceu de indagar o que é a filosofia, que consiste em compreender a vida em sociedade, a história do ser humano e de certa forma entender tudo que diz respeito à vida.

O filosofo Georges Politzer define a filosofia como uma concepção geral do mundo. Logo o pensamento filosófico é uma forma catalogada de compreender o mundo e os fotos ocorridos nele, e até mesmo os que dizem respeito a ele, como a criação do mesmo que vem sendo foco de um debate filosófico que se estende até os dias atuais.

Conclui-se que, a filosofia é uma forma sistematizada e catalogada de compreender o mundo e a vida. O exercício de filosofar é de suma importância, pois implica em reflexões individuais e coletivas em respeito à vida humana e o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com