TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestão de Pessoas - Michael Porter

Por:   •  24/8/2016  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Para Michael Porter, as empresas têm de ser flexíveis para responder rapidamente às alterações competitivas e do mercado. Deve possuir competências essenciais para se manterem a frente de seus rivais.

Essas competências ou principais características são classificadas da seguinte forma: basear-se no resultado, criar vantagem competitiva, ser viáveis e compatíveis com os recursos e ser criativas e inovadoras.

Em minha opinião, a estratégia de uma empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.

A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização se encontra e que tipo de organização ela é ou deseja ser.

Percebe-se que na visão de Michael Porter esta estratégia de buscar o resultado a todo custo acaba deixando a questão de Gestão de Pessoas em segundo plano.

Na minha análise sobre estratégia é que a Gestão de Pessoas tem compromisso muito importante. Os executivos e gerentes tomam decisões o tempo todo, o que presumivelmente os comprometerá a fazer alguma coisa. Para isso, o líder precisa ser um estrategista que saiba dividir com toda a corporação a estratégia a ser seguida. É extremamente importante os gestores debatê-la, explicar-la e aperfeiçoá-la com toda a equipe e não simplesmente colocar no papel e achar que todos vão conseguir seguir.

Muitos líderes, infelizmente, se concentram apenas na melhoria operacional das suas organizações, na motivação dos funcionários, e acabam perdendo a noção do verdadeiro propósito de um líder, que é justamente cuidar da estratégia. Acabam falando muito com os mercados, perdem muito tempo cuidando de sua própria imagem pessoal e perdem o foco.

Outro papel importante dentro de uma organização é aquela exercida pelo RH, na verdade, é a essência da empresa, já que esta não pode ser bem sucedida sem ele. O importante é personalizar a política de RH e adequá-la à estratégia. Não existe uma política que possa servir a todos os casos. Em algumas organizações, a política de remuneração pode ser composta por salários mais altos, bônus menores ou o contrário. Em alguns outros casos, tem unidades de negócios que se adaptem a essa política genérica na empresa. O importante é destacar que não existe uma política única de RH que possa atender a todos os casos.

Para se concluir acredito que o foco das organizações não deve ser somente em aumentar o faturamento e sim definir estratégias e envolver todas as pessoas equipe para que todos tenham o mesmo entendimento e que cresçam juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com