TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro chiavenato

Por:   •  21/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

Decorroências da Teoria das Relações Humanas – Dando Importância ao grupo

O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: Fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo.

Segundo Chiavenato, Idalberto, "Introdução à Teoria Geral da Administração", p. 98, 8º ed., - Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, a Teoria das Relações Humanas, surge numa nova concepção sobre a natureza do homem:

O Homem social, que se baseia nos seguintes aspectos:

1- Os Trabalhadores

Os Trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos desejos e temores. O Comportamento no Trabalho e em qualquer lugar é uma consequência de fatores motivacionais

2- Motivação

As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem. Dificuldades em participa re em se relacionar com o grupo provocam elevação da rotatividade de pessoal, abaixamento do moral, fadiga psicológica e redução dos níveis de desempenho.

3- Grupos Sociais

O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança.

O supervisor eficaz é aquele que possui habilidade para influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.

4 – Normas Sociais

As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores de comportamento dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo. Esse controle social adota tanto sanções positivas (estímulos, aceitação social etc.) como negativas (gozações, esfriamento por parte do grupo, sanções simbólicas etc.)

A Influência da Motivação Humana

As Origens da Teoria das Relações Humanas

Segundo Chiavenato, Idalberto, "Introdução à Teoria Geral da Administração", p. 98, 8º ed., - Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, a Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:

1. A Humanização e Democratização da Administração

A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões e vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria da Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos.

2. O Desenvolvimento das Ciências Humanas

Principalmente a Psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

3. Filosofia Pragmática de John Dewey1 e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin*

As ideias da filosofia pragmática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com