TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto trabalhidade

Por:   •  7/7/2017  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto TRABALHABILIDADE: O CAMINHO PARA O EMPREENDEDORISMO

Aluno: Marcelo da Silva Valada Segundo

       

        O texto começa abordando o fato de que atualmente diversas pessoas estão largando seus empregos, muitas vezes estáveis, com o sonho de se tornar empreendedores. Afinal cada vez o mercado abre novas oportunidades nesta área, já que com o avanço tecnológico que sem tem atualmente o mercado econômico está em constantes mudanças. Pessoas tem feito essa mudança drástica em suas carreiras diversas vezes não pensando no retorno financeiro que certas vezes a vida empreendedora trás, mas sim em sua realização pessoal. Para prosseguir com tal desejo primeiramente é preciso coragem, mas também é fundamental ter imaginação para conceber ideias e também saber a maneira correta de transforma-las em oportunidades de negócios.

        Com o capitalismo atual o que ocorre com as pessoas que derem dar certo em uns dos ramos empreendedores é que cada vez o mercado está cobrando mais competência, com o mundo mais conectado a concorrência se tornando cada vez maior. Diante disso realizar uma tarefa exige mais informações visto que atualmente para se destacar precisa ser mais eficiente e competitivo.

        “Ser empreendedor é ter a capacidade de estimular a criação de um futuro” (Leite), e criar o seu negócio baseado em ideias que possam se tornar reais e que sejam inovadoras em algum sentido. Porém ser empreendedor não está apenas relacionado a inovação, e sim as atitudes que se toma para chegar em determinado objetivo ou “sair do estado de inercia”, podendo se dizer que ação empreendedora está vinculada com a sua motivação. Muitas pessoas adotam o empreendedorismo como estilo de vida pensando na motivação financeira, porem foi visto que diversas pessoas visam principalmente a realização pessoal no ramo em discussão. Para atingir tais objetivos é fundamental que se tenha a atitude correta, a fim de entender tais passos divide-se tal tópico em três componentes: cognição, afetividade e comportamento, ou seja, ter compreensão de seus atributos como empreendedor, saber quais atributos serão benéficos e por último as ações a serem tomada na hora de montar o negocio. Diante disso Pino descreveu as três características básicas do empreendedor: primeiro conjunto de realização: voltado para a busca de oportunidade no mercado, persistência, correr riscos calculados e comprometimento; segundo conjunto de planejamento: busca por informações de clientes, fornecedores e concorrentes, estabelecimento de metas e planejamento sistemático de tarefas; e por último conjunto de poder: uso da persuasão e da rede de contatos (network) para manter relações comerciais.

        Atualmente é visto que com avanços em diversas áreas o emprego estável em diversas áreas está deixando de existir, a medida que se alteram as tecnologias elas também alteram o conceito de trabalho. É visto que com a automatização em diversas áreas, para se conseguir emprego cada dia tem que se estar mais qualificado, isso se chama trabalhabilidade, ou seja, apresentar uma serie de qualidades e qualificações na hora de se conseguir um emprego. No ramo de empreendedorismo para se dar certo certas características são exigidas: ser determinado, dominar técnicas de gestão, manter-se informado, saber comunicar e tabem saber ouvir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com