TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo escola fisiocrata

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 RESUMO: A ESCOLA FISIOCRATA

Á primeira escola de economia científica foi denominada Fisiocracia:"fisios" (natureza) e “kratia” (governo) e significava “regras da natureza”. Surgida no século XVIII,o sistema econômico era considerado como um organismo regido por leis inerentes ao cosmo. Nesta escola econômica desenvolveu-se a ideia da terra como fonte de toda a riqueza.

De fruto iluminista, esta teoria econômica surgiu opondo-se ao mercantilismo (poder centralizado e a acumulação dos metais preciosos).O único meio de gerar lucros para os fisiocratas era através da agricultura, pois esta não exigia muitos investimentos e oferecia muitos lucros. Por esta avaliação, perceberam que ela devia ser altamente valorizada e era totalmente diferenciada do mercantilismo, que buscava uma acumulação desenfreada de metais preciosos. Por ser um único meio de gerar riquezas, acharam que deveria haver um único imposto, pago pelos donos das terras. O restante da população eram isentos de pagar esse grande imposto.

Com o próprio termo denominado “regras da natureza”, os fisiocratas acreditavam numa ordem natural, em que a natureza proporcionava as regras da sociedade e assim todas as atividades humanas seriam parte da lei natural. Essas leis, proporcionariam aos homens o direito de usufruírem todos os frutos do seu próprio trabalho. Os governos não poderiam interferir nesta questão econômica, somente o mínimo para proteger o indivíduo e a propriedade.

O fundador e o líder da Escola Fisiocrática foi o médico e economista francês François Quesnay, nascido em Méré, próximo a Paris. Sua principal publicação foi Tableau économique (1758), que representou as diferentes classes sociais e econômicas, demonstrando o fluxo de pagamento entre eles. Quesnay assume também que as terras eram do Senhores poderosos, porém eram os fazendeiros arrendatários que cultivavam e produziam, tornando-se assim a única classe realmente produtiva. Para ele, a circulação de bens e riquezas podiam ser estudadas assim como a circulação sanguínea: ambas estavam de acordo com as leis naturais e ambas podiam ser minuciosamente analisadas.

O tableau economique é o antecessor do diagrama de fluxo circular, o quadro de Quesnay traça o gasto ou o fluxo de receitas entre duas classes. Sua tabela implica, claramente, fluxos contrários de bens reais e serviços. No entanto o diagrama atual traça tanto o fluxo monetário como o fluxo real. Além disso, divide a economia em dois setores (doméstico e empresarial). Finalmente esse diagrama mostra dois mercados: o mercado de recursos e o mercado de produtos. No de recursos, as famílias fornecem os recursos demandado pela empresa. No de produtos, as famílias demandam produtos e as empresas os fornecem.

Com a síntese acima, concluímos que a Escola Fisiocrata é fruto do Iluminismo, em que os estudiosos da época tiveram novas ideias e começaram a questionar o sistema mercantil. A agricultura era considerada a única maneira de gerar lucros, pois era a mais vantajosa de acordo com os fisiocratas. Eles queriam cobrar impostos somente aos donos das propriedades, livrando assim os demais da sociedade. François de Quesnay foi o fundador e o líder da Escola Fisiocrata e sua principal obra (Tableau économique) demonstrava as diferentes classes sociais e econômicas, mostrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com