TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ESCOLAS INOVADORAS JULIA FERREIRA ROSA

Por:   •  30/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Nome: Júlia Ferreira Rosa                                                       Matrícula: 201800156

Disciplina: Práticas Pedagógicas em Ciências Biológicas      

RESUMO: ESCOLAS INOVADORAS

    Muito se discute a importância de se inovar o ensino e aprendizagem nas escolas. Mas o que são escolas inovadoras? As escolas inovadoras trata-se de instituições que não olham apenas para notas, a capacidade que o aluno tem de memorizar, ou o tanto de conteúdo que o aluno precisa ter para passar em algum vestibular. São escolas que preparam o aluno para além desses requisitos pressupostos pela sociedade, nessas escolas os alunos usam a tecnologia a seu favor, aprendem o respeito, a conviver em sociedade, importância do trabalho em equipe e “aprendem a aprender” a estudar no seu ritmo.  

AS AULAS DAS ESCOLAS INOVADORAS:

    Diferente do que estamos acostumados a ver, alunos sentados um na frente do outro, professor na frente explicando a matéria, professor fala, e o aluno só escuta, as escolas inovadoras as salas de aula são organizadas de maneira diferente, em grupos, rodas e com metodologias diferenciadas (exemplo: sala de aula invertida, brincadeiras lúdicas ao ar livre).      Visto que as aulas tradicionais no contexto atual, tem pouquíssima conexão com a realidade dos alunos, e simplesmente não prendem a atenção dos estudantes, e muito menos irão desenvolver as habilidades que eles precisarão futuramente. O dinamismo e interdisciplinaridade são essenciais para a desconstrução do ensino e aprendizagem tradicional e dar início a algo inovador.

    TRABALHANDO COM A INTERDISCIPLINARIDADE:

Outra característica fundamental de uma escola inovadora, é a capacidade de unir as disciplinas, para que os alunos consigam obter o conhecimento de uma forma mais integrada e contextualizada. Dessa forma os educandos, não aprendem apenas conteúdos distintos, de diferentes matérias ao mesmo tempo, com a interdisciplinaridade o aluno irá aprender a relacionar os conteúdos, e enxergá-los como um problema real, permitindo que o processo de aprendizagem ocorra por meio das ações do aluno

TECNOLOGIA:

    Atualmente algumas escolas possuem laboratório de informática, Datashow, e outros dispositivos tecnológicos. Entretanto apenas possuir determinados dispositivos não significa que aquela escola é uma escola inovadora. Uma escola inovadora utiliza a tecnologia a seu favor, como auxílio na interdisciplinaridade, investindo em ferramentas da educação que facilitem o ensino e aprendizagem. Sem falar que reduzem os custos ao economizar materiais físicos.

 

E AS AVALIAÇÕES?

    Os métodos de avaliações tradicionais (Trabalho e prova) já não servem para avaliar as reais condições de aprendizado do indivíduo. As avaliações ocorrem de maneira continua e sistemática, que é a avaliação que a LDB propõe, mas que pouca gente sabe aplicar. Além disso, o aluno tem a oportunidade de se autoavaliar, de conhecer seu ritmo de aprendizagem e de se programar para as atividades numa escola inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com