TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Escolas Administração

Por:   •  15/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.267 Palavras (14 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo Administração

As principais escolas do pensamento administrativo são> escola clássica de administração, escola comportamental, escola quantitativa e a escola contigencial.

Volkswagem busca consolidação e liderança no mercado brasileiro após anos de prejuízos relacionados ao modelo de gestão que era considerado por especialistas como lento. Decisoes verticalizadas que dependiam de várias assinaturas de gestores para que fossem tomadas algumas decidões.

Em 2007 após reestruturação, a empresa voltou a ter resultados positivos corrigindo falhas com um novo modelo burocrático mais dinâmico e flexível. Além disso investiu na formação de seus 500 gestores.

Teorias em administração

A preocupação em dar sólida fprmação aos seus gestores revela a importância que a volkswager atribui as teorias de administrção. As teorias administrativas e organizacionais justifica-se pela necessidade de adotar as melhores práticas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho de dada organização considerando-se as características únicas de sua inserção no mercado.

Teorias podem ser definidas como conjuntos coerentes de suposições elaboradas para explicar e prever eventos futuros. O objetivo das teorias administrativas é compreender as organizações como um fenômeno social e sugerir melhores modos de se organizar, traduzindo em instrumentos úteis para a prática organizacional.

Uma teoria boa é aquela que tem capacidade de previsão e controle, porém essa é uma capacidade que ainda está longe de ser alcançada. Vários fatores como instabilidade e complexidade do ontexto em que a organização está inserida impossibilitam esse alcance.

Mesmo assim, exitem várias razões que justificam a análise das principais teorias administrativas e organizacionais apresentadas nesse capítulo:

As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração;

As teorias influencial a forma como enxergamoas as pessoas, as organizações e o ambiente em que estão inseridas;

As teorias servem como fonte de compreensão e previsão de práticas observadas nas organizações.

As teorias são divididas de suas formas: complementares, que questionam parcialmente os conceitos das teorias anteriores e desesnvolvem conceitos mais complexos; e Incomensuráveis, que baseadas em pressupostos contraditórios entre si, desenvolvem corpos de conhecimento essencialmente diferentes e até antagônicos.

Organizar e administrar como práticas seculares

É por meio da organização dos indivíduos em grupos e da adoção de práticas administrativas que os seres humanos superam os limites de uma ação isolada, na busca de maior sinergia para o alcance de objetivos mais complexos.

Administrar consiste em dirigir as atividades de um grupo de subordinados. Exemplios históricos de administração são atividades comerciais pelos sumérios por volta de 5.000 AC, pirâmides egípcias e muralha da china em 4000 AC, organizações militares desde 3500 AC, governança do império Romano, invenção da contabilidade durante o renascimento, primeira empresa multinacional global, a companhia das [índias orientais responsável pelo comercio entre países no decorrer do século XVII.

A partir dessas práticas a administração vem evoluindo até hoje.

Condições geradoras do pensamento administrativo

O pensamento administrativo surge como conseqüência da consolidação do capitalismo através da revolução industrial e modernização das sociedades ocidentais.

O capitalismo trouxe ao mundo a limitação do poder monarca absoluto e surgimento das idéias liberais, fortalecimento das atividades comerciais, surgimento do poder das máquinas, especialização do trabalho, concentração do poder, substituição de trabalho artesão por trabalho assalariado.

Divisão do trabalho por Adam Smith (obra a riqueza das nações)

Adam, destaca que o trabalho em pequenas e repetitivas tarefas tem considerável aumento de produtividade como numa fábrica de alfinetes de 200 para 40 mil. Ele cita que essa divisão e especialização do trabalho aumenta a produtividade devido a melhoria das capacidades de cada trabalhador, economia de tempo e criação de condições tecnológicas e inovadoras.

O expressivo crescimento econômico propiciado pela concentração de mão de obra no sistema fabril foi acompanhado também pelo alto custo social. O período incial da revolução indutrial em países como a imglaterra é marcado por conflitos, uma vez que é caracterizado pelo excesso de oferta de mão de obra nas cidades e pelas condições de trablaho muito precárias levando  a revoltas contra o sistema. Essas revoltas fazem surgir os primeiros movimentos sindicalistas e primeiras idéias socialistas, que serviram como fonte de desesnvolvimento para várias escolas posteriores de administração como movimento de relações humanas e movimento da democracia parcipativa.

Henri de Saint-Simon e Proudhon são alguns representantes das correntes que acreditavam que  o capitalismo constituía um sistema irracional, gerador de desigualdades, advogando medidas que variavam desde a intervenção do estado na economia até a própria extinção desse último e das relações capitalistas baseadas na propriedade privada. Enrtre os pensadores que mais marcaram o pensamento crítico ao capitalismo destaca-se Karl Marx que buscou entender os conflitos típicos da sociedade de classes destacando como fontes de tais, a separação do produtor dos meios de produção e infiltração de lógica de mercado em relações humanas.

O processo de modernização das sociedades ocidentais

O estabelecimento do capitalismo trouxe o surgimento do pensamento administrativo, porque criaram as bases para o fortalecimento e consolidação de uma nova forma de organização do trabalho humano – a burocracia.

Houve substituição de estruturas sociai baseadas na autoridade tradicional, por outras baseadas em raacional-legal (lógica de mercado).

Quem mais contribuiui para a elucidação desses processo de modernização da sociedade e das formas de autoridade que lhes servem de base foi Max Weber que tinha como principal objetivo descrever as mudanças nos tipos de autoridade que caracterizam as sociedades modernas- considerando a burocracia como expressão da autoridade racional-legal.

Weber diferenciava

 Autoridade tradicional – baseada nos costumes e tradições de uma cultura. É a autoridade representada por patriacar e anciãos em sociedades antigas ou pelos senhores feudais

Autoridade carismática – apóia-se nas caracteróisticas pessoais de um individuo. Profetas, heróis, lideres, guerreiros. Legitimidade decorre de qualidades e percepções dessas qualidades pelo grupo.

Autoridade racional-legal – fundamenta nas regras e normas estabelecidas Poe um regulamento reconhecido e aceito por todos membros da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com