TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo teorias da administração

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 2

Principais teorias administrativas e suas características

Teoria de administração cientifica iniciada por Taylor tem como foco principal aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. Temos como destaques 6 pontos metodologia, pesquisa, normatização e padronização, seleção e treinamento. Exemplo deste modo de administração que é empregado em fabricas que possuem linha de produção onde cada parte do trabalho é feita por um funcionário diferente. Exemplo Avon que utiliza linha de produção com esteiras. Outro segmento seria a construção civil, que apesar de ser um trabalho pesado é sempre bem dividido e cada trabalhador tem uma função muito especifica.

Fayol desenvolveu a escola clássica separando conhecimentos tecnológicos de habilidades administrativas. Tendo como objetivo aumentar a eficiência da organização por meio de definição dos vários níveis de responsabilidade. Ênfase na estrutura da empresa. Exemplo C&A e Carrefur onde cada departamento possui o seu gestor.

Escola de relações humanas, tem como foco as pessoas. Através de experiências coordenadas por Elton Mayo em uma, onde foi observado que é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, ou seja a integração social é o fator determinante para o aumento da produção. Exemplos de empresas que estimulam uma maior interação social é o Mc Donalds e Cinemark que buscam trabalhadores mais jovens que por sua vez se integram com mais facilidade.

A teoria comportamental se baseia na escola de relações humanas, mas acrescenta o estudo do comportamento organizacional (processo de trabalho) e comportamento humano (motivação humana- teoria de Maslow). O fator financeiro não é exclusivamente predominante para a satisfação, reconhecimento e qualidade de vida também influenciam. Empresas como Google e Apple dispõem de políticas baseadas nestes fundamentos.

A escola da Contingência-situação enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo. A teoria contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variações ambientais e culturais são independentes. Nos vemos isso em empresas multinacionais como Coca-Cola e Samsung, que estão em verias partes do mundo e consequentemente, diversas formas de administração que variam de acordo com as diferenças culturais de cada País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com