TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Sobre Tomada de Decisão

Por:   •  9/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Lousada e Valentim (2011) o uso de modelos de tomada de decisão permite aos gestores compreender a estrutura organizacional e as relações complexas inerentes aos processos desenvolvidos nesse âmbito. Os autores ainda complementam que a organização que não tem informação para subsidiar suas decisões estratégicas, bem como a sua gestão, estará em desvantagem em relação às outras organizações do mesmo segmento, portanto não será possível analisar, em um tempo mínimo, as alternativas de decisão, além de reproduzir eficazmente o resultado decorrente da decisão tomada. E esta é a principal importância da tomada de decisão nas organizações, decisões corretas levam a sobrevivência e perenidade das empresas. De acordo com Garcia (2020) para realizar as tomadas de decisões há diversas ferramentas para auxiliar a tomada de decisão, aqui apresenta-se três. A primeira trata-se do Brainstorm (do inglês, tempestade de ideias). Esta ferramenta é capaz de proporcionar ótimos resultados para o processo de tomada de decisão e para isso é preciso de um grupo de em média 10 pessoas para as quais será apresentado um problema para estes manifestem possíveis soluções (ideias) e escolham dentre todas a mais ideal. A segunda ferramenta é chamada de matriz de decisão. A matriz de decisão é uma técnica de coleta de informações para formar tópicos de avaliação que levem à possível resolução pretendida, por meio de colunas e linhas de uma matriz. Esta ferramenta é capaz de classificar alguns elementos que precisam ser destacados através de pesos de importância. Provavelmente, o maior valor constatado resultará na decisão mais condizente a ser tomada. Por fim, tem-se a técnica de tomada de decisão conhecida como Delphi, que é uma técnica mais elaborada, usada para promover um consenso entre os especialistas de determinada área. Um questionário é formulado com o intuito de filtrar ideias relacionadas a diferentes fatores de um projeto ou problema e, após finalizado, é enviado para os especialistas. As respostas obtidas são categorizadas e enviadas para os membros para que haja a compreensão das considerações e visões dos outros participantes. Após isso, a primeira etapa é novamente executada para que haja a oportunidade de mudar de ideia ou incluir um novo argumento se baseando nas respostas lidas. Esse ciclo é repetido até que um consenso seja estabelecido (GARCIA, 2020).

REFERÊNCIAS

GARCIA, E. Tomada de decisões: o que é e quais são as principais técnicas. FOCSI. Londrina, 09 jan. 2020. Disponível em:< https://focsi.com.br/gestao-de-pessoas/tomada-de-decisoes/>. Acesso em: 16 out. 2020.

LOUSADA, M.; VALENTIM, M. L. P. Modelos de tomada de decisão e sua relação com a informação orgânica. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.1, p.147-164, jan./mar. 2011. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/pci/v16n1/a09v16n1.pdf>. Acesso em: 15 out. 2020.

Segundo Marques (2020) o ativo de uma companhia se caracteriza como algo que pode facilmente ser convertido em dinheiro, ou seja, é tudo o que a organização possui e poderia ser vendido em pouco tempo sem muito esforço, gerando dinheiro. Alguns exemplos de ativo circulante são apresentados pelo blog Conta Azul (2017), os quais são: estoques, matéria-prima, produtos inacabados, mercadorias prontas para a revenda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com