TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução da Administração

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Quando e onde surgiu a história da Administração?

A história da Administração surgiu mais precisamente no ano 5.000 a.c., na Suméria, os antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos. Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistêmica e organizada. Em seguida, na China de 500 a.c., a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império, a constituição de Chow, com 8 regras de Administração pública de Confúcio, exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração, 1-O alimento, 2-O mercado, 3-Os ritos, 4-O ministério do emprego, 5-o ministério da educação, 6-a administração da justiça, 7-a recepção dos hospedes, 8-o exército.

2 – Quais foram as duas instituições que se destacaram na evolução histórica da administração? Comente sobre elas.

A Igreja Católica Apostólica Romana por uma organização mais formal e eficiente da Civilização Ocidental. A séculos provando seus objetivos e a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas no mundo todo, exercendo influência inclusive no comportamento pessoal de seus fiéis.

As Organizações militares, houve uma evolução das ordens dos cavaleiros medievais e exércitos mercenários até os tempos modernos com hierarquia de poder rígido, com adoção de princípios e práticas administrativas comuns as empresas atuais.

3 – Qual foi o fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração no final do século XVIII? Discorra sobre ele.

A Revolução Industrial, ocorreu no final do século XVIII estendendo se ao longo do século XIX e início do século XX. Trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas. Iniciou-se na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor por James Watt, em 1776.

4 – No início do século XX, surge Frederick Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Científica e o estudo da Administração como ciência. Quais foram os princípios da Administração Científica e quais foram as considerações de Taylor?

Taylor pregou a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempo e métodos afim de conseguir o objetivo, máxima produção com mínimo de custo seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, tempo padrão, trabalho em conjunto, supervisão da ênfase na eficiência.

A organização é comparada a uma máquina, seguindo um projeto pré-definido, salário é importante, mas não fundamental, organização de forma fechada ou seja desvinculada do mercado, qualificação profissional é supérfluo, exploração dos funcionários em prol da empresa.

5 – Atualmente reconhece-se que as propostas de Taylor deflagraram uma febre de racionalização, que preparam o terreno para o advento do Controle de Qualidade Total, ocorrido ao longo do pós-guerra. Cite e explique as 5 funções essenciais  da Gerência Administrativa, propostas por Taylor.

Planejar: Estabelece os objetivos da empresa, como serão alcançados. Desenvolver um plano de ações para atingir as metas traçadas.

Comandar: Os empregados executem o que deve ser feito. As relações hierárquicas são claramente definidas, administradores > Subordinados/empregados, assim como a importância de participação e colaboração de cada um para realização dos objetivos definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com