TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S três características marcantes do Discípulo Barnabé

Por:   •  9/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  5.725 Visualizações

Página 1 de 7

Tema: As três características marcantes do Discípulo Barnabé                                             Texto referência:  Atos 11:23,24

Introdução

Falar sobre o a campanha do Avivamento. O avivamento precisa acontecer individualmente na vida de cada um. Para que possamos produzir frutos de avivamento e assim cumprir o propósito de Deus em ganhar Almas para seu reino. O Espírito Santo tem nos movido a alcançar os perdidos, mas quero chamar atenção da Igreja que se faz necessário que muito alem de ganhar almas precisamos cuidar delas, como diz um ditado antigo. Quem ama,cuida!

Depois da ressurreição de Jesus Cristo, e do pentecostes as Sagradas Escrituras nos revelam alguns homens que se destacaram a partir dos doze apóstolos de Jesus. Entre os nomes aqui apontados, Barnabé foi o que se tornou não somente o pioneiro em dar a maior contribuição financeira, mas assumir a liderança e a supervisão de uma igreja mista ao lado de Paulo, a quem, ele recebeu e acolheu, fazendo dele sua ponte de sustentação ministerial.

Neste estudo vamos aprender com Barnabé, algumas características importantes para aqueles que buscam o avivamento.

Havia em Barnabé uma admirável nobreza de caráter, por esse motivo, muitos se uniram ao Senhor. Lucas, o autor do livro de Atos, não é parciominoso ao elogiá-lo, dizendo que o grande segredo do crescimento da Igreja estava naquele servo de Cristo, Barnabé, que “era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.24). 

1 – Ele era um homem bom, disposto e de visão.

O testemunho dos apóstolos era acompanhado por diversas conversões, sendo estas demonstradas pela generosidade entre os primeiros cristãos de forma que entre eles não havia “necessitado algum;

É dentro deste clima de testemunho e generosidade que o nome de Barnabé aparece pela primeira vez, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos” (At 4.36,37).

Era um homem de coração aberto para a obra de Deus e que ofertou para a missão, e não para o reconhecimento de homem ,e sim, ofertou a Deus. nota-se que em momento algum houve o pedido, mas, ele sentiu de Deus em dar.

Mas por outro lado Ananias e Safira (At.5) viram que aquele ato tinha dado ibope e foram tentar a fazer o mesmo

Ao vender sua propriedade. Barnabé compreendeu o verdadeiro propósito de Deus para sua vida. Abriu mão daquilo que poderia lhe prender em tarefas diárias.

Decidiu dedicar-se ao Senhor pregando o evangelho por onde Deus lhe enviasse, sendo o Senhor a sua verdadeira herança.

Barnabé, quando doou aquela vultosa quantia, o fez voluntariamente, sem segundas intenções, de maneira que se tornou ainda mais admirado por todos.

Na verdade Barnabé doou foi a própria presença e lealdade a Deus.

Tinha uma visão do reino de Deus. Além das coisas da terra.

2. Um homem conciliador e reconhecedor de valores

A igreja de Jerusalém envia Barnabé a Antioquia e ali ele anima os irmãos a permanecerem no Senhor.  

Antioquia. capital da província romana da Síria e também a terceira maior cidade do império, abrigava um santuário dedicado a Apolo, onde eram celebrados ritos orgíacos em nome da religião.

Barnabé e Saulo:

- Avaliza Saulo em Jerusalem; Cuida de Paulo; Se responsabiliza por Paulo.

- Vai a Tarso em busca de Saulo e lhe credita confiança quando todos ainda o temiam como uma ameaça;

Foi um homem que acreditou que Deus podia mudar qualquer ser humano e inclusive Saulo para Paulo 9.27:

Alguém prova que é cheio do Espírito não quando fala em línguas mas quando entrega a vida pelo outro.

Será que estamos agindo assim uns pelos outros, nos preocupando, ligando.??

É importante observar a liderança de Barnabé em relação a Paulo:

   At 11.27-30; 12.25 – Barnabé e Saulo levam socorro aos irmãos que habitavam na Judéia por ocasião da fome que aconteceu no tempo de Cláudio César. Depois disto, eles retornam para Antioquia.

   At 13.2- E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

At 14.12:  E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava”.

At 15.1-35 – Barnabé e Paulo sobem a Jerusalém para participarem do Concílio de Jerusalém, onde então ele testifica juntamente com Paulo a conversão dos gentios:“Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios” (At 15.12).

Faz de Antioquia, ao lado de Paulo, um modelo de Igreja, a única a não receber repreensão.

Crescimento de Paulo. Em Antioquia da Psidia. E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. Atos 13:43

A grande virtude de Barnabé foi ver em outros a capacidade que talvez não tenha e promovê-los a fim de ver o Reino de Deus ser favorecido.

Barnabé não era somente cheio do Espírito Santo, mas o próprio Espírito Santo fazia parte de seu caráter.

Precisamos ser assim, inimigos de contendas, pacificadores, que encorajem os outros através de exemplos.

Não esquecer das pessoas; Não desistir das pessoas;

Já pensou se ele tivesse esquecido ou desistido de Paulo? (Dizem que Paulo ficou entre 5 a 10 anos em Tarso.)

Existem hoje, muitos “Paulos” esquecidos, que poderiam somar tremendamente no trabalho de evangelização do mundo. Pense no prejuízo que teríamos, se Paulo ficasse esquecido em Tarso. Barnabé, com certeza enfrentou desafios para buscar Paulo, provavelmente ouviu críticas, além do desconforto da viagem. Mas ele não desistiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com