TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAMARCO ARTIGO

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

SAMARCO: O PAPEL DA EMPRESA NO EMPODERAMENTO DAS PESSOAS

KELLY CRISTINA SABOIA ALEIXO

JESSICA CAMILO ESTEVEZ

TRABALHO DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

TUTOR: CLAUDIO PAULA DE CARVALHO

RIO DE JANEIRO

JULHO, 2017.

SAMARCO: O PAPEL DA EMPORESA NO EMPONDERAMENTO DAS PESSOAS

  1. A alta produtividade e diante das premissas em desenvolvimento pela Samarco na região de atuação, Minas Gerais Dentro desta perspectiva, analisando e considerando uma visão estratégica sob viés de comunicação empresarial, quais poderiam ser as falhas apontadas em relação as ações de relacionamento comunitário?

Em nossa opinião uma das falhas notadas é o não envolvimento das comunidades nas ações da empresa. A comunidade poderia ser mais participativa, ser ouvida e não apenas comunicada pela empresa. É uma pratica de gestão empresarial o relacionamento com as comunidades do entorno, trazendo a política da “boa vizinhança”, visando a estratégia de mercado. As comunidades onde a empresa se insere fornece infraestrutura e capital social e acabam contribuindo para a viabilização do negócio. Se ela enxerga os benefícios que a empresa traz ela ajuda a agregar valor a imagem da empresa junto a órgãos governamentais, concorrentes, parceiros, clientes e fornecedores. A empresa poderia criar comitês comunitários, onde questões relevantes sejam discutidas; e assim criar planos mais específicos e estratégicos.

  1. Qual a análise que pode ser feita decorrente da descontinuidade dos programas sociais e as implicações em termos de gestão de comunicação no entorno de atuação? E, principalmente na comunidade de Bento Rodrigues?

As descontinuidades dos programas sociais tendem a manchar a imagem que a empresa estava se propondo a promover. Já que não há uma continuidade com a preocupação antes demonstrada, a comunidade acaba não enxergando mais o benefício da empresa na localidade. Em Bento Rodrigues o programa serviu para esclarecer a população local quanto aos cuidados que a empresa tomava para que não acontecesse nenhum tipo de prejuízo, o que foi motivado pela desconfiança crescente dos moradores em relação aos riscos iminentes de rompimento da barragem. Os resultados alcançados foram: a redução de repetências entre alunos e a evasão escolar, diminuição da carência nutricional, queda de incidências em verminoses, redução do número de queimaduras, e ampliação das alternativas de trabalho para população local. Após o fim do apoio da Samarco e o termino formal do programa, as escolas abandonaram as iniciativas de levantamento, e voltaram a utilizar cartilhas que não faziam mais parte da realidade das crianças.

Foi visto que os programas deveriam considerar alternativas de condução que trouxessem resultados mais significativos.

Há muitos planos a serem explorados pela empresa para quais investir, basta perceberem qual poderia gerar melhor impacto e que contemplasse preferencialmente uma atuação a longo prazo e com objetivos claros a comunidade.

  1. Quais as fraquezas em termos de cultura organizacional poderiam ser evidenciadas diante do desenvolvimento e implementação dos programas sociais.

Com uma cultura organizacional bem estruturada pelos dirigentes e funcionários, fica mais fácil implementar os programas sociais que devem ter demonstração de transparência, dialogo, respeito a cultura de cada localidade e cooperação mútua. A empresa pode desenvolver projetos próprios, mobilizar competências e envolver seus funcionários e parceiros, obtendo apoio necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com