TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA

Por:   •  21/2/2016  •  Seminário  •  6.074 Palavras (25 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

FERNANDA LETÍCIA SILVA ARAÚJO

GISELE APARECIDA CUSTODIO

JOÃO BATISTA DA PAIXÃO

LUCIAN LORRAN FRANCISCO DE SOUZA

SALETE PEREIRA DE JESUS

SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LAVRAS

LAVRAS – MG

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÂO......................................................................................................... 3

2. FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA................................................................................. 4

2.1. INÍCIO DOS ESTUDOS SOBRE SATISFAÇÂO NO TRABALHO............................... 4

2.2. MOTIVAÇÂO NO TRABALHO................................................................................. 5

2.3. SATISFAÇÂO NO TRABALHO................................................................................ 6

2.3.1. CONDICIONANTES DA SATISFAÇÂO NO TRABALHO......................................... 7

2.3.2. IMPACTOS DA SATISFAÇÂO NO TRABALHO.....................................................  8

2.3.3. INSATISFAÇÂO NO TRABALHO.......................................................................... 8

3. CARACTERIZAÇÂO DA ORGANIZAÇÂO.................................................................  9

4. METODOLOGIA.....................................................................................................  10

4.1. COLETA E ANÁLISE DOS DADOS........................................................................ 10

5. RESULTADOS E DISCUSSÔES............................................................................... 10

6. CONSIDERAÇÔES FINAIS...................................................................................... 12

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................... 12

ANEXO A.................................................................................................................... 14

ANEXO B.................................................................................................................... 17

 

SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LAVRAS

Resumo

         Diante da crescente necessidade da valorização do funcionário na empresa como ser humano e pessoa que agrega valor à organização, o artigo vem apresentar a importância de a empresa valorizar, cuidar, e ajudar o seu colaborador a se desenvolver. Será destacada a evolução dos estudos na satisfação no trabalho, à motivação como fonte geradora da satisfação e a própria satisfação, bem como suas causas, consequências e seu oposto, a insatisfação. Além disso, destaca a importância da empresa dar atenção a esta vertente como forma de troca, assim, os funcionários também valorizam seu trabalho e a empresa em que desempenha suas atividades. Desta forma, a pesquisa analisou a satisfação no trabalho na instituição pública Administração Fazendária, baseada em cinco variáveis da satisfação no trabalho, as quais são: a satisfação com os colegas de trabalho, com o ambiente de trabalho, com a chefia, com a natureza do trabalho e com o estresse gerado pelo mesmo. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, a qual visa diagnosticar os problemas organizacionais advindos das variações do tema abordado. Com os resultados obtidos, uma análise das informações foi feita a fim de identificar as consequências, bem como sugerir métodos ou ações que possam desenvolver a satisfação em prol dos colaboradores, para que a integração entre funcionário-organização seja maior, possibilitando assim, o crescimento mútuo e progressivo dos mesmos.

Palavras-chave: satisfação no trabalho, motivação, insatisfação, funcionário.

1.Introdução

Hoje dentro das organizações as pessoas dedicam grande parte de seu tempo ao trabalho. A busca constante em atingir metas e objetivos com eficiência e eficácia, a exigência para que o  serviço prestado seja com qualidade, traz a tona questões relacionadas com a satisfação no trabalho do servidor público dentro das organizações. Atualmente, com o processo de  desenvolvimento do nosso país, somado com os meios de comunicação, tecnologia e informação tanto no ambiente interno e quanto no externo das instituições públicas, o nível de exigência da qualidade dos serviços prestados é cada vez maior.

Atribuído a essas cobranças, as organizações públicas tem demonstrado uma maior preocupação com a motivação e o nível de satisfação de seus servidores, e como consequência, tem buscado mecanismos que possam estimular e promover a motivação no setor de trabalho. Entretanto, a burocracia dos órgãos públicos restringe o servidor a prestar determinados tipos de serviços, gerando um fator desmotivador.

Contudo, o nível de satisfação dos trabalhadores no setor público, pode estar relacionado a diversos fatores, entre eles: um salário adequado de acordo com suas atribuições, planos de carreira, cursos de capacitação, bom ambiente de trabalho, infraestrutura dentre outros. Funcionários motivados tendem a serem mais produtivos, logo prestam um serviço de melhor qualidade. Porém, como manter o funcionalismo público motivado para o trabalho? Que circunstâncias levam a essa motivação?

Percebe-se assim, a existência de uma situação que requer atitudes e medidas gerenciais que sejam capazes de reduzir a insatisfação, e com isso, recompor as atitudes dos funcionários na direção de um melhor desempenho de suas funções. Para isso, é preciso que se tenha um embasamento em informações que indiquem o grau de satisfação ou insatisfação dos mesmos no que se refere à ocorrências e situações que os afetam no dia-a-dia das suas atividades profissionais.

Visando oferecer uma parcela de contribuição no conhecimento da satisfação ou insatisfação de funcionários públicos estaduais e para utilização prática desse conhecimento como subsídio para ações no sentido de melhoria na gestão de pessoas no setor público, efetuou-se a presente pesquisa em uma organização pública do Estado de Minas Gerais, a Administração Fazendária, localizada no município de Lavras, procurando detalhar quais são os fatores que promovem a motivação pelo trabalho e quais pontos podem ser modificados com o intuito de gerar melhorias no ambiente de trabalho para elevar o grau de satisfação dos servidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (438.2 Kb)   docx (233.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com