TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO: ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  9/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE EM GRUPO – ARTIGO CIENTÍFICO

Artigo: Uso Pessoal das Tecnologias no Trabalho: Motivadores e Efeitos à Distração Profissional

O artigo aborda o uso pessoal das tecnologias no ambiente de trabalho, tendo como principal objetivo analisar os aspectos individuais motivadores do uso particular de tecnologias no trabalho e evidenciar se a distração gerada pelos meios digitais pessoais pode ser considerada como um componente significativo à perda de atenção dos profissionais durante a execução de suas atividades laborais.

O estudo evidencia que fatores individuais ligados à dependência tecnológica motivam o uso pessoal das tecnologias no trabalho. O uso está atrelado a uma série de fatores como, por exemplo, a falta de interação social entre funcionários, falta de motivação ou interesse nas atividades exercidas, dificuldade de concentração, falta de segurança e liberdade, entre outros.  Observou-se que a perda do controle sob o impulso de uso da TI é o fator antecedente mais significativo ao Uso Pessoal das Tecnologias, comparada a fatores como o Conforto Online, à Distração Digital e a outros aspectos analisados.

Conter a distração eletrônica dos seus colaboradores pode ser mais um desafio colocado aos gestores das organizações na Era da Informação, levando em conta as evidências do uso pessoal da TI no trabalho estar ligado a fatores associados com a dependência individual tecnológica. Recomenda-se a criação de campanhas organizacionais de conscientização dos colaboradores sobre os potenciais efeitos adversos do uso particular e abusivo da TI, antes da implantação de programas de restrição ao uso particular de tecnologias nas organizações.

Opinião:

Apesar dos grandes benefícios atrelados ao uso da Tecnologia de Informação (TI) pelos usuários, os efeitos adversos no ambiente de trabalho tem sido uma preocupação.

Acredito que todos temos uma necessidade pessoal de interação social, falta de interesse nas atividades exercidas, até mesmo falta de liberdade, mas recorrer ao uso de uma distração digital não é a solução. A falta de concentração e a queda de produtividade tem sido resultado do mal uso das tecnologias dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com