TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIDORES PÚBLICOS

Por:   •  12/5/2015  •  Abstract  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 11

3. O fazer profissional do assistente social.

A atuação do profissional de Serviço Social na área psiquiátrica teve inicio em meados da década de 1946. O mesmo não estabelecia um fazer teórico da interlocução na área da psicologia e da psiquiatria, e da totalidade e singularidade do usuário, agindo de forma imediata, se detendo da institucionalização. Segundo Bisneto (2007, p.58)

 A partir de 1946, com as primeiras inserções residuais: apresenta pequeno número de profissionais, usando no inicio modelos de práticas higienizas caritativos, clínicos, e mais tarde incorporando abordagens funcionalistas e das várias psicologia: os poucos assistentes sociais atuavam principalmente em manicômios estatais:(BISNETO,2007)    

A Inserção dos assistentes social na saúde mental deu inicio na concretização apenas em meados da década de 1970, que trouxe uma aproximação teórica sobre o tema da problemática, mais continuando  agindo de forma fatalista, além de exercer um aumento da inserção deste profissionais.   De acordo com Bisneto: (2007, p.28).

 A partir dos anos 1970, como consequência das reformas no sistema de saúde e previdência conduzidas na modernização do capitalismo pela ditadura militar através do INPS: um número médio de profissionais começa a ser recrutados, com uma mescla de modelos de intervenção. (Bisneto 2007, p.28)

                 A sua inserção no mercado de trabalho no âmbito da saúde mental foi concretizando na década de 1990, com o conjunto do movimento da reforma psiquiátrica, e da psicanálise que estar nas correntes freudiana, keiniana e lacaniana. Esse mercado de trabalho está em expansão, apresentado uma parcela cada vez maior de assistentes sociais, trabalhando-nos mesmos estabelecimento  que mediante  conveniado ao SUS: acrescentaram-se a esses locais de trabalho os programas municipais e estaduais de Saúde Mental .

              A atuação do Serviço Social, no Caps. Manoel Amaro Freire exercida pela profissional Janilza Elie de Matos, que tem seu ano de formação de 2005, onde a mesma esta atuando á onze messes nesta instituição. Através da sua atuação com a demanda institucional, estabelece acolhimento ao publico alvo, desenvolvimento grupos sociais, planejamento e execução de projetos, viabilização ao acesso aos direitos dos portadores de transtorno mental, garantidos pela lei 10.216, além de apoio as famílias dos usuários no sentido da tentativa da solução dos problemas que interfiram no tratamento destes, por fim a supervisão em serviço social.

      A Assistente social da instituição desenvolve com frequências, juntamente com a equipe técnica atividades cotidianas como o acolhimento, oficinas, evoluções em equipes, visitas domiciliares, atendimentos individuais, triagens. Uma das dificuldades estabelecidas para desenvolver este trabalho se dá a partir da estrutura física da instituição, pois se encontra em péssimas condições, e locais que se encontram impróprios para exercer a sua função. Podem citar diante das vivências decorrentes do estágio a falta de recursos apropriados para desenvolver atividades sendo mais dinâmicas Além pela grande demanda de trabalho, que dificulta a maior atenção e tempo para planejamento de atividades envolvendo com as estagiarias.

     Percebe se que a profissional do Serviço Social, diante do espaço físico, não tem um acolhimento adequado para a sua atuação. Onde a mesma não possui uma sala adequada para seu atendimento profissional.  A Profissional de serviço social, desenvolve a sua intervenção através do livro de registro do Serviço Social são anotadas todas as atividades realizadas pelo Serviço Social, livro de ocorrências, controle diário de atividades realizadas são prescritas as atividades desenvolvidas pela instituição e forma individual, livro de registro da visitas domiciliares são anotadas todas as visitas realizadas são anexado dados  importantes vivenciado na mesma, questionários e triagem.(Vê fixas em anexos). Proporcionando  juntamente com a equipe um melhor tratamento dos seus usuários.

De acordo com Bisneto (2007, p.128)

 O serviço social vai ser solicitado a transformar, geralmente junto a equipe multiprofissionais, soa condições sociais particulares dos usuários que, como causa, efeito ou constituição do transtorno mental, se apresenta como direitos sociais perdidos, recursos econômicos reduzidos, relações sociais empobrecidas, vínculos relacionais estereotipados, situações de alienação social.

       O serviço social vai ser solicitado a transformar, geralmente junto a equipe multiprofissionais, sob condições sociais particulares dos usuários que, como causa, efeito ou constituição do transtorno mental, se apresenta como direitos sociais perdidos, recursos econômicos reduzidos, relações sociais empobrecidas, vínculos relacionais estereotipados, situações de alienação social, vai possibilitar o acesso a serviços sendo estes garantido na constituinte vigente.

      Por fim o Serviço Social tem sua importância no quadro da equipe multidisciplinar, não podendo ser diferente na instituição do caps. Manoel Amaro Freire, na forma de conscientização, sensibilização dos problemas presentes aos portadores de transtorno mental, e possibilitar a reinserção destes usuários, juntamente com a retomada dos vínculos familiares, e possibilitar atividades que proporcionem condições de uma melhor interação.

     O serviço Social voltado no seu processo de institucionalização no Brasil inicio em meados da década de 1930, revestido de teorias da igreja católica, enfatizava no seu fazer profissional formas normalizastes e burocráticas das políticas “controladoras” do Estado, o mesmo centrado no objetivo que condicionava o favorecimento da acumulação do capital e controle social .(YAZBEC,2010)

  Neste mesmo contexto segundo YAZBEC”O estado assume a regulação das tensões sociais mediante um conjunto de iniciativas” atuavam da traves de uma pedagogia capitalista que possibilitava alguns benefícios provenientes da consolidação das leis do trabalho CLT, o salário mínimo, dessa forma consolidava as tensões sociais provenientes da questão social, voltado através de um caráter controlador e assistencial, em uma análise em outro ângulo crescia demasiadamente a questão social definindo como um problema de caratê individual sem que o Estado disponibiliza se políticas sociais que possibilitasse mudanças sociais.(YAZBEC,2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com