TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MARIA JOSILENE DOS SANTOS SANTANA

THAIS MENDES SANTOS

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

LAURO DE FREITAS

2019.2

Unidade I – Questionário – Valor 1,0 ponto - Dupla

1. Descreva o conceito de Sistema.

R: É um conjunto de partes, componentes que interagem entre si de forma ordenada afim de atingir um objetivo comum.

2. Considere o sistema de controle de empréstimos de uma biblioteca. Análise quais os elementos de entrada, componentes dos sistemas, saída e feedback. (x)

R: Entrada – Livros, estudantes, professores e equipamentos.

Componentes dos Sistemas – Ensino, pesquisa, secretaria.

Saída – Serviços para a comunidade, estudantes e resultados de pesquisas.

Feedback – Inserção dos egressos no mercado de trabalho.

3. Diferencie os conceitos de Dados, Informação e Conhecimento;

R: Dados corresponde a um atributo, a uma característica, a uma propriedade de um objeto que sozinho sem um contexto não tem significado.

Informação são dados presente em um contexto, carregados de significados e entregues à pessoa com conhecimento adequado para dar-lhes significado.

Conhecimento é uma propriedade subjetiva, inerente à quem analisa os dados ou as informações. Ele está atrelado ao ser humano que verifica o fato e consegue atribuir-lhe mais significados e sobretudo fazer uso da informação.

4. Podemos afirmar, sem restrições, que os Sistemas Computacionais gerenciam conhecimento? Justifique. (x)

R: Sim. Com eles aprendemos sobre os equipamentos computacionais, os programas de computadores, o banco de dados que fica responsável por armazenar conjunto de informações e dados, sobre a infraestrutura que permite conectar em redes de comunicação locais e mundiais, o conjunto de instruções que engloba as normas, as regras e as políticas especificadas nos manuais da organização. Com esse sistema aprendemos um pouco de tudo para poder colocar em prática no ambiente de trabalho.

5. Os Sistemas de Informação baseados em computadores envolvem quais elementos? Explique cada um deles.

R: Hardware corresponde aos equipamentos computacionais necessários para a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição da informação.

 Software corresponde aos programas de computadores que desempenham as funções específicas de apoio ao usuário final que envolve aplicações.

Banco de dados é um recurso de software responsável por armazenar de forma estruturada um conjunto de dados e de informações sobre uma determinada organização.

Redes e telecomunicações é a infraestrutura que permite conectar hardware, software e bancos de dados em redes de comunicação locais e mundiais, a exemplo dos recursos de internet.

Processamento ou procedimento corresponde a um conjunto de instruções que engloba as normas, as regras e as políticas especificadas nos manuais da organização, que definem como utilizar, manipular e tratar as informações, além dos processos administrativos que necessitam de informações.

Recursos humanos são os elementos mais importantes de um SI computadorizado – os usuários finais e os profissionais de informática. Os usuários finais são aqueles que utilizam a informática como ferramenta (atividade meio) para atingirem seus objetivos. Já os profissionais de informática são especializados no desenvolvimento de softwares, na configuração de hardware e de redes de teleprocessamento.

6. Qual a importância dos recursos humanos para o gerenciamento de Sistemas de Informação? Explique. (x)

R: Eles são os elementos mais importantes, pois são os usuários finais utilizam a informática como ferramenta para atingirem seus objetivos, a exemplo de uma planilha utilizada por um técnico da área de finanças ou do software de folha de pagamento, utilizado pela equipe da área de Recursos Humanos e os profissionais de informática são especializados no desenvolvimento de softwares, na configuração de hardware e de redes de teleprocessamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com