TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  4/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

PROFESSOR: RÔMULO MARTINS FRANÇA

PÓLO DE BOM JESUS DAS SELVAS

WENDELL OLIVEIRA SILVA

        

Atividade 4 – Propor um Software para um setor ou departamento de uma empresa pública.

Bom Jesus das Selvas–MA/2018

WENDELL OLIVEIRA SILVA

Atividade 4 – Propor um Software para um setor ou departamento de uma empresa pública.

Atividade IV Avaliativa apresentado à disciplina de Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção de nota.

Bom Jesus das Selvas–MA/2018

SÚMARIO

1. Introdução....................................................................................................04

2. Quais são os problemas a serem resolvidos?..........................................04

3. Qual será o objetivo do sistema a ser desenvolvido?.............................05

4. Qual são os objetivos secundários a serem atingidos?..........................05

5. Quem são os principais usuários que se envolverão?............................05

6. Qual é a importância do novo sistema para a empresa pública?...........05

7. Quais são os riscos de um sistema inadequado?...................................05

8. Quais são as leis e regulamentos básicos a serem atendidos?.............05

9. Descrever alguns detalhes do software proposto....................................06

10. Conclusão...................................................................................................06


ATIVIDADE 4 – Propor um Software para um setor ou departamento de uma empresa pública.

1 – Introdução

Considerando o rápido crescimento de dados e o alto acúmulo informacional vivenciado pela sociedade nas últimas décadas, bem como a forte necessidade por respostas imediatas e concisas, observa-se o quão fundamental se torna a utilização de sistemas de informações gerenciais no apoio à tomada de decisões na contemporaneidade.

Apesar do grande quantitativo de informações existentes e disseminadas por influência da globalização e da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esse manancial pode vir a ser desperdiçado ou mal utilizado devido à falta de compreensão sobre a correta organização e disponibilização dessas informações por meio de sistemas que apoiem a tomada de decisões, tornando-as mais acertadas e eficazes.

Em contrapartida ao acúmulo informacional, torna-se cada vez mais escasso o tempo para a devida análise das inúmeras variáveis que envolvem o processo decisório. Percebe-se, portanto, que a adoção de tecnologias que possibilitem maior eficiência nas decisões tornou-se ferramenta indispensável à tomada de decisão na alta gerência das organizações.

Devido ao contexto atual, o problema proposto para este trabalho é: como a implantação e o uso de um sistema de informação podem auxiliar na integração do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da ação governamental empreendida pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas - MA? A pesquisa apresenta um sistema completo, o (SCPI8 – Sistema de Contabilidade Pública Integrado) que trabalha diversas áreas do setor público e está embasado nas Leis de Responsabilidade Fiscal como um exemplo de sucesso no acompanhamento das ações e decisões realizadas pelo prefeito do município.

2. Quais são os problemas a serem resolvidos?

Com a evolução tecnológica e com base informatização dos órgãos fiscalizadores, houve a necessidade de melhorias nesse aspecto nos demais órgãos públicos. Com isso, os sistema informatizados tem o objetivo de atender as essas exigências e agilizar as informações dessas entidades com intuito de comprovar a legalidade e legitimidades dos seus atos. A proposta de inserir um software a um setor ou departamento público geralmente é feito para informatizar os processos administrativos com objetivo de gerar informações precisas e rápidas para tomada de decisão por parte do gestor público.

O SCPI8, criado pela Fiorilli, tem soluções a nível de controle interno e gestão de atividades administrativos, interligando vários setores da administração pública. Um dos principais problemas a serem resolvidos por eles é o registro de atos e fatos contábeis pra prestação de contas conforme solicitado pelos Tribunais de contas Estaduais, atendendo as leis vigentes. Esse software tem a capacidade de atender todas essas necessidades administrativas de um ente público.

3. Qual será o objetivo do sistema a ser desenvolvido?

O objetivo do sistema é registrar as informações necessárias e obrigatórias para prestação de contas dos órgãos públicos junto aos órgãos fiscalizadores e gerar informações rápidas e precisas que atenda às necessidades do controle interno e ajude na tomada de decisões dos gestores públicos.

4. Qual são os objetivos secundários a serem atingidos?

        Os objetivos secundários seria o registro dos processos administrativos com objetivo de auxiliar o controle interno no controle das ações administrativas e procedimentos adotados para melhor desempenho da entidade. Além de ajudar na ORGANIZAÇÃO de processos interno, melhorias de comunicação e integralização de vários setores que necessite de informações rápidas sem a necessidade de documentos físicos ou presença física do servidor público.

 

5. Quem são os principais usuários que se envolverão?

        Gestores públicos, secretários municipais, controladores interno, procurador e servidores públicos que tem função administrativa que envolva o sistema informatizado.

6. Qual é a importância do novo sistema para a empresa pública?

        É importante um sistema para auxiliar no registro das informações de forma segura e integra. Também para melhorar o desempenho da prestação de serviços públicos, controlando as ações públicas, deixando registros que possam depois ser analisado pelo controle interno para buscar melhoramentos nas atividades internas e também verificar se as informações registradas são coerentes com a realidade. Com isso, ajudando nos desenvolvimentos não só da entidade pública, mas da sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (461.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com