TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  15/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

ESTUDO DE CASO DOS PROBLEMAS
DA EMPRESA X-MAN S.A.


[pic 2]

UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura
Administração – Noturno - 2015.2 Tuma B

Sistemas de Informação Gerencial
Docente: Jorge Luiz

Discentes:
Erica de Jesus Viana
Jackeline Karine Nascimento Vieira
José Raimundo Ferreira da Costa Filho
Nino Rezende de Oliveira
Odaise Cavalcante Estrela
Thatyany Guimarães da Silva


SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA EMPRESA X-MAN S.A.

Questão 01
Considerando a organização em questão e a problemática envolvida, pode-se considerar uma provável solução para os problemas apresentados, deve considerar a referida empresa como um sistema aberto ou fechado? Justifique sua resposta.

As Organizações são um sistema aberto, porque não tem como avaliar de forma isolada sem considerar os fatores externos e internos que afetam suas funções. A empresa em questão é de sistema aberto, pois a obtenção do certificado de qualidade é um fator essencial para poder participar de concorrência nacional e internacional; um exemplo que fica claro, é que a mesma tem sua competitividade afetada por empresas que possuem um certificado de qualidade.

Questão 02
Exemplifique a partir da situação apresentada, dados, informações e conhecimento. Explique de que forma os dados podem se transformar em conhecimento organizacional.

Os símbolos representam algo a alguém, que pode ser imagens, palavras, números, sons ou gestos, colocados em placas de sinalização ou em contexto. Por exemplo, no contexto organizacional, a empresa X-MAN pode criar símbolos em forma de comunicação interna entre seus colaboradores, e os dados, informações não contextualizadas. O resultado desta possibilidade de contextualização torna-se conhecimento a partir de quando esses dados são processados e analisados.

Questão 03
Considere o modelo de O´Brien, que representa os sistemas de informação, composto por 5 elementos. Identifique a partir do texto evidências de ocorrência desses elementos. Explique a relação entre esses elementos encontrados.

O modelo de O´Brien considera os elementos: Pessoas, Redes, Dados, Hardware e Software. No texto, considerando o elemento Pessoas, se identifica os funcionários da empresa, que possuem acesso e operam o sistema. No elemento Redes, podemos avaliar  os canais de conexão dentro da empresa; os dados, são as informações fragmentadas que serão processadas pelo sistema; como a X-MAN não possui um sistema gerenciador de dados, frequentemente ocorrem divergências de relatórios. No elemento hardware, identificamos os componentes físicos que processam os dados e informações, neste caso, os computadores e o software, o lógico envolvido na orientação do hardware em sua execução de funções e tarefas, neste caso, os aplicativos/programas. Para O´Brien, esses elementos devem funcionar em conjunto.


Questão 04
Faça o mesmo para o modelo de Laudon & Laudon.

O Modelo de Laudon & Laudon afirma que todo sistema de informação possui 3 dimensões: organizações, tecnologia e pessoas.

A Organização possui uma responsabilidade e autoridade dentro da empresa, sendo este conjunto, uma influência no projeto e a elaboração dos sistemas de informação, refletindo na estrutura e no mercado. A Tecnologia é uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças ou fazer melhorias dentro da empresa, através das máquinas, as  tornam ferramentas utilizadas pelos setores. As pessoas são os funcionários, sendo competentes para que interajam com os sistemas, seja para operá-los ou projetá-los e desenvolvê-los, ou até mesmo realizar sua manutenção.

Comparando com o modelo de O´Brien, Laudon & Laudon toma como base, a Organização para montar um sistema.

Questão 05
Como um sistema de informação pode ajudar a empresa:

  1. Aumentar a eficiência / eficácia organizacionais:
    A implantação de um sistema de informação é uma boa ferramenta, tornando-se essencial para auxiliar na administração dos dados, obtendo melhores resultados, tanto na produtividade e na organização, proporcionando também maior veracidade de informações e segurança de acesso, permitindo o gestor uma precisão maior em suas tomadas de decisões.

  1. Reduzir o desperdício:
    Ter uma gestão de informação pode reduzir custos que antes não eram observados na administração, por exemplo: na sistematização da cadeia produtiva, ajudando a apontar um determinado material que está sendo solicitado com maior  necessidade do que a demanda da produção, podendo se avaliar a revisão deste possível indicador de desperdício, o que resulta impactos no custo de produção do produto final.

  1. Aumentar a produtividade:
    A Produtividade é observada e medida pela eficiência de uma empresa. O Sistema de informação orienta na correta utilização dos recursos, sendo eles de produção ou de fatores de produção, garantindo melhorias nos resultados finais.
  1. Aumentar a Lucratividade:
    Está ligado ao aumento de lucratividade, os sistemas que possam ajudar as empresas a alcançarem os maiores níveis de eficiência e produtividade, provando impactos positivos nos resultados financeiros e cumprimento das metas da empresa.
  1. Possibilitar a realização de novos tipos de negócio:
    Os sistemas de informação permitem as empresas a realizarem negócios de forma a aproximar clientes e fornecedores, abrindo precedentes para novas formas de relacionamento e desenvolvimento de possibilidades que possam suprir as possíveis necessidades de vários perfis de clientes.

QUANDO E COMO OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PODEM SER INVERSOS?

Questão 06
Faça um levantamento dos principais
stakeholders da organização descrita no problema. Identifique para cada um deles, o provável grau de influência sobre a organização e o tipo de interesse deste stakholder.

Questão 07
Considerando o planejamento estratégico da organização e o planejamento estratégico da tecnologia da informação, estabeleça objetivos Estratégicos, Táticos, para pelo menos, duas das seguintes áreas: Engenharia, Comercial, RH e Logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com