TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 9

UNIESP (IESA) – 4ºCIÊNCIAS CONTÁBEIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Notas de aula (Fonte: Landon e Landon)

Sistemas: É um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, forma o todo unitário com determinado objetivo e função.

A organização e o enfoque sistêmico

A organização como um sistema aberto e dinâmico trata-se de uma entidade caracterizada por um contínuo processo de insumos importados do ambiente e processado-transformados através de fatores tecnológicos, sociais e gerenciais resultando em produtos organizacionais que são retornados ou exportados para o ambiente.

Insumo organizacional (entradas): indivíduos, matérias-primas, recursos financeiros, mercadológicos e energia;

Produto organizacional (saída) surge tipicamente na forma de mercadorias e serviços, embora possa consistir de recompensas psicológicas para os membros da instituição.

Significa que as organizações estão eternamente dependentes de seu meio ambiente para obtenção de seus insumos e colocação de seus produtos e serviços a fim de manter a existência da entidade.

Através de (feedback) retorno do ambiente externo, que ocorre permanentemente, a organização vista como um microssistema, deve avaliar a sua efetividade, diagnosticando os impactos e reflexos nos sistemas internos, com o objetivo de adequação as constantes mudanças ditadas pelo macrossistema social, reativando o ciclo vital da organização.

Os sistemas possuem os seguintes parâmetros:

1 – Entrada ou insumo ou impulso –(input) – a energia para operação do sistema.

2 – Processamento ou processador ou transformador – (throughput) – fenômeno que produz as mudanças, ou seja, o mecanismo de conversão das entradas em saídas ou resultados.

3 – Saída ou produto ou resultado – (output) – a finalidade para qual se reuniram elementos e relações do sistema e coerentes com o objetivo do mesmo. Os resultados dos sistemas são conclusivos (finais) enquanto que os resultados dos subsistemas são intermediários.

4 – Retorno (feedback) – resposta ao produto ou resultado do sistema, ou seja, a reação ao resultado, podendo ser positiva ou negativa realimentando o sistema.

Os sistemas possuem estados físicos:

- homeostase (equilíbrio dinâmico): processo contínuo de crescimento (importação e exportação de energia do sistema para o ambiente) - sinergia.

- entropia: processo de perda da energia e consequentemente estagnação e morte do sistema pela perda de informação e integração.

- entropia negativa: busca de sobrevivência pela importação maior de energia (informação) do ambiente e reorganização do sistema.

Componentes dos sistemas: Objetivos (razão de sua existência) – finalidade; Entrada; Processamento; Saída; Controle e avaliações; Retroalimentação (feedback) – homeostase – equilíbrio.

Ambiente do sistema: elementos que não pertencem ao sistema, porém qualquer alteração pode afetá-lo.

Ambiente do sistema empresarial:

• Mercado de mão-de-obra

• Governo

• Concorrência

• Tecnologia

• Fornecedores

• Sistema financeiro

• Consumidores

• Comunidade

• Sindicatos, etc.

Sub-sistemas nas empresas:

• Administrativo

• Finanças e Contabilidade

• Produção: Suprimentos, processo produtivo, logística, embalagem etc.

• Marketing e vendas (nacionais e internacionais)

• Recursos humanos

Ambiente complexo de uma empresa:

As organizações devem monitorar constantemente seu ambiente reagindo ou antecipando a mudanças ou eventos a fim de manter-se viva e em crescimento.

(desenho feito em sala de aula)

As grandes funções de uma empresa (subsistemas empresariais): Produção, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Finanças e Contabilidade.

Várias atividades inter relacionadas. Através delas o trabalho é realizado e focalizado como um PROCESSO EMPRESARIAL a fim de resultar em PRODUTOS E/OU SERVIÇOS. Bem desenvolvido e executado torna a organização eficiente e competitiva.

Níveis hierárquicos/Pirâmide Organizacional: Cada nível tem sua especialização a fim de cumprir a missão organizacional.

Níveis de tomada de decisão:

Estratégico: quando lançar produtos, investimentos em tecnologia, diversificar, abrir novas unidades, adquirir empresas (objetivos para organização como um todo).

Tático: criar meios para execução e controle dos objetivos estratégicos (acompanhamento das vendas, metas, elaboração e revisão dos orçamentos, obtenção e aplicação de recursos).

Operacional: desenvolvimento das tarefas/atividades de execução das operações (produtos/serviços); controle de equipamentos, matéria-prima, estoque, monitoramento diário das operações.

OBS: Os autores apresentam uma visão integrada do papel dos Sistemas de Informação dentro de uma empresa. Os sistemas de informação especializados servem a diferentes funções e a diferentes níveis organizacionais.

Os sistemas em nível estratégico ajudam os gerentes seniores a planejar o curso da ação a longo prazo.

Sistemas táticos ajudam os gerentes intermediários a supervisionar e coordenar as atividades diárias da empresa.

Os especialistas e funcionários (trabalhadores do conhecimento) de escritório utilizam sistemas de conhecimento para projetar produtos, racionalizar serviços e lidar com documentos (resolvem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com