TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STARTUP SUSTENTÁVEL UM CASO DE EMPREENDEDOR

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

⦁ Sumário

⦁ Introdução

Nesse primeiro portfólio iremos evidenciar de forma objetiva assuntos atuais como sustentabilidade, startups que buscam o bem pessoal e ambiental.

Apresentando alguns tópicos importantes para o conhecimento pessoal e profissional, tratando de assuntos como empreendedorismo, a economia verde e sua importância, processos essenciais da gestão da comunicação e estruturas organizacionais.

O gestor de projetos na área de comunicação e todos os objetivos que uma startup quer atingir usando métodos eficazes pensando na preservação da vida.

⦁ Empreendedorismo

O empreendedorismo social tem diferentes característica diferente do empreendedorismo convencional, ambos são ótimos para o desenvolvimento da econômica, porém o empreendedorismo social, causa um impacto maior na sociedade, desenvolve ideias diferenciadas para algum problema social, como a desigualdade social, preconceitos, entre outros.

Desta forma o empreendedorismo social está crescendo no Brasil nos últimos anos. Com o principal objetivo, atender as necessidades sociais onde atua ajudando os seus consumidores.

Os produtos ou serviços de um empreendedor social precisa melhorar a qualidade de vida dos consumidores e ao mesmo tempo inovar e valorizar a empresa para o seu crescimento. Aliás esse é um dos maiores objetivo desse ramo.

A vantagem de ser um empreendedor social é ajudar as pessoas mais vulneráveis possibilitando mudar a vidas de milhares de pessoas atrás de um negócio.

Exemplos de empreendedorismo social:

CDI Lan

Alguns estados do Brasil ainda não possuem acesso a rede de internet, limitando muitos Brasileiros de informações, estudos e desenvolvimento. Essa empresa que proporciona uma rede de Lan houses comunitárias presentes em 13 estados brasileiros que além de acesso a rede de internet, oferece apoio à educação, ensinos sobre finanças, cultura e empreendedorismo.

Rede Asta

É uma empresa que ajuda os trabalhadores artesãos, vendendo em um canal produtos com origem em comunidades brasileiras de baixa renda.

Terra Nova

Uma empresa que ajuda em busca de acordos para regularizar áreas urbanas ocupadas irregularmente. A empresa facilita a relação entre os ocupantes e proprietários das áreas, para encontrar uma solução pacífica entre os dois lados.

⦁ Economia Verde

A economia verde foi uma iniciativa lançada pelo PNUMA-Programa das nações unidas pelo meio ambiente, em 2008, com objetivo de incentivar os empreendedores em investir em tecnologias verde e infraestrutura natural.

Essa iniciativa existe para valorizar os serviços ambientais corretos para os consumidores, gerar novos empregos, desenvolver nova maneiras de empreender e ajudar o meio ambiente. A economia verde está sendo aplicada e espalhada em diversos lugares no mundo tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.

Uma das redes de economia verde é a agricultura com os alimentos orgânicos que começou se multiplicar em 2015, chegando a 105 bilhões de dólares. Algumas marcas já conhecidas no mercado adaptaram suas embalagens para recicláveis ou retornáveis, assim economizando na matéria prima ou reciclando para desenvolver outro dia de objeto.

Indústria que anda crescendo com também é a elétrica com a energia renováveis com os biocombustíveis, energia eólica, solar fotovoltaica, entre outras. Essas opções de energia vêm crescendo no nosso país no Nordeste e em algumas regiões já estão se adaptando para energia eólica e em São Paulo alguns paulistas utilizam a energia solar fotovoltaica.

Temos também o setor de pescas, Florestal e o turismo que anda crescido cada dia mais no nosso país, nas praias do nordeste, carnaval entre outro, tem até aplicativo para pessoas que desejam ser voluntários como turista para mostrar a cidade para os viajantes.

Apesar de tudo a economia verde divide opiniões com argumentos que giram em torno das dificuldades de adquirir a economia verde nas empresas, devido a geração de gastos. Além que alguns afirmam que o conceito é basicamente irrelevante, pois estaria assentado em perspectivas abstratas confusas.

Independentemente de como é aplicada a economia verde, na nossa atual situação ambiental existe uma grande necessidade em todo o planeta de conciliar a relação da economia com a preservação do meio ambiente. Por isso mesmo essa indústria em crescimento ou mesmo as grandes rede reciclando é preciso encontrar medidas para diminuir os impactos provocados pelas atividades humanas no meio ambiente.

⦁ O que é uma startup?

Startup significa um grupo de pessoas com uma ideia diferentes em busca de abrir um negócio e ter lucro. É uma nova maneira inovadora e estável. Mesmo só sendo apenas uma empresa digital, startup necessita de alguns ajustes para ser considerada como uma empresa tradicional como qualquer outra.

Um dos erros para ser considera uma empresa tradicional porque a maioria são empresas somente online, devido ter mais facilidade para abrir, mas barato para manter, fácil manutenção e não tem aluguel de uma loja física, possui facilidade nas divulgações.

Diversas pessoas dividem opiniões sobre as empresas startup, alguns falam que qualquer empresa que estejam começando é considerada como uma, outros dizem que é só um negócio com a manutenção barata com crescimento precoce gerando rapidamente lucros. Mas empresas startup tem suas próprias características para ser considerada uma.

Mesmo parecendo um meio fácil, envolve vários conceitos como um cenário de incertezas, não tem como afirmar que a ideia vai realmente dar certo ou menos se promover sustentável.

Modelo de negócios de startups é criar algo inovador a adaptá-lo para um meio de negócio comumente aplicado, ou criar algo completamente novo. A internet ajuda muito nesse meio, por facilitar a comunicação e a divulgação do negócio. Startup também é conhecido como muito repetível e escalável, como por exemplo o Mercado livre, antes era um meios só de trocas e vendas hoje é um dos maiores meios de vendas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (564.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com